Atualizado em 08/07/2024
Durante todo o ano letivo, desde o início das aulas até a apresentação de final de ano, são vários os projetos que fazem parte do calendário escolar. Entre as diversas atividades estão mostras culturais, campeonatos esportivos, páscoa, olimpíadas do conhecimento e até mesmo a Feira de Ciências, que pode marcar a escola com trocas de projetos interessantes e engajar os alunos em temáticas diversas.
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Nesse artigo você vai ver:
- Como fazer um projeto de Feira de Ciências?
- Por que um projeto de feira de ciências é importante?
Como fazer um projeto de feira de ciências?
Você sabia que um projeto de feira de ciências é uma excelente oportunidade para aliar teoria e prática e envolver toda a comunidade escolar? Além disso, ao promover uma atividade como esta, é interessante que você convide outros colégios e alunos para que conheçam a sua escola e os projetos da Feira.
Se você quer saber como desenvolver um projeto de feira de ciências na sua escola e como engajar seus alunos nessa atividade, separamos 6 dicas que podem te auxiliar a fazer uma feira dinâmica e de sucesso!
Confira:
1. Planejamento
No contexto escolar, o planejamento acontece, principalmente, um pouco antes do início do ano letivo, durante a revisão e mudanças no Projeto Político Pedagógico. Já pense no projeto de feira de ciências como um evento para incluir no calendário do PPP.
2. Escolha um tema para a sua Feira de Ciências
Depois do planejamento, o próximo passo é escolher o tema do seu projeto de feira de ciências. Essa etapa não é obrigatória, no entanto ao escolher um tema para a escola toda ou para cada segmento, você cria uma unidade temática e contribui para a interdisciplinaridade do projeto.
É a partir da temática definida que seus alunos vão poder iniciar a construção de sua pesquisa e a busca para uma solução daquele problema. Aqui o espaço criativo, junto com a orientação dos professores, deve tomar conta.
3. Pense na interdisciplinaridade e envolva todas as turmas
O passo seguinte à definição do tema do projeto de feira de ciências da sua escola é a interdisciplinaridade. Ou seja, é muito importante que o projeto de cada turma seja trabalhado em mais de uma disciplina ou, como designamos a partir da BNCC, em mais de um componente curricular.
Quando trabalhamos com a interdisciplinaridade fica mais claro para os estudantes como os conteúdos se conectam e como o mesmo tema tem suas aplicações em diversas disciplinas. E nesse projeto, quais disciplinas você pode integrar?
Mas além da interdisciplinaridade, é importante – além de envolver todas as disciplinas – envolver todas as turmas. É claro que se deve levar em consideração cada segmento com as suas especificidades, necessidade e desafios.
4. Desperte a curiosidade dos alunos
Durante o projeto de feira de ciências, é muito importante aproveitar o momento de pesquisas para despertar a curiosidade dos alunos. Então, quando os estudantes estiverem em busca de uma solução para o problema proposto, apresente para eles o método científico.

Com esse método, eles irão aprender não só mais sobre o conteúdo determinado, mas também a como desenvolver seu experimento passando pelas etapas de: observação, especulação, formulação de hipóteses, experimentação, dedução e, finalmente, solução.
Com este processo bem definido, você alimentará não só a curiosidade, mas também a criatividade e a busca por soluções por parte dos alunos.
5. Comece a desenvolver o projeto com as turmas
Depois de todos esses passos chegou a hora de apresentar a proposta do projeto de feira de ciências para os alunos e começar a desenvolvê-lo com as turmas. Nesta etapa é importante apresentar o método científico para os alunos e dar autonomia para que eles pesquisem e tentem propor uma solução.
Inicialmente, defina um prazo para cada etapa e ressalte a importância de cumpri-lo para que o projeto de cada turma possa ser apresentado em sala de aula. É interessante propor a eles que procurem soluções para problemas locais com a finalidade de mudar a realidade em que vivem.
6. Finalize o projeto com uma bela Feira de Ciências
Após seguir os passos anteriores e adaptá-los à realidade de sua escola, chegou a hora de finalizar o projeto com uma bela Feira de Ciências! Nela, os alunos irão apresentar para a comunidade escolar tudo o que produziram e as soluções para os problemas encontrados.
Por que um projeto de feira de ciências é importante?
Como vimos até aqui, organizar um projeto de feira de ciências é fundamental porque incentiva a curiosidade natural dos alunos, o pensamento crítico, a inovação e a autonomia no aprendizado, além do desenvolvimento de habilidades de comunicação e interpessoais. Todas essas características, motivam os alunos e a comunidade escolar a explorar e entender o mundo ao seu redor através do método científico.

Estímulo à Curiosidade e Pensamento Crítico
Esse tipo de atividade desenvolve habilidades cruciais como estímulo à curiosidade, pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe. Os estudantes aprendem a formular hipóteses, conduzir experimentos, analisar dados e apresentar suas descobertas de forma clara e eficaz, tornando o aprendizado mais relevante e engajador.
Inovação e Autonomia no Aprendizado
As feiras de ciências têm inovado, deixando de lado seu caráter meramente expositivo e demonstrativo para dar mais espaço para investigações científicas. Isso permite que os alunos ganhem autonomia e se tornem protagonistas de seu próprio conhecimento. Além disso, as feiras proporcionam uma plataforma para a criatividade e inovação, permitindo que os alunos desenvolvam projetos que refletem suas paixões pessoais, inspirando futuros cientistas e inovadores.
Desenvolvimento de Habilidades de Comunicação e Interpessoais
A participação em projetos de feira de ciências fortalece habilidades de comunicação e interpessoais, já que os alunos apresentam seus projetos para colegas, professores e a comunidade, recebendo feedback construtivo. Promover interesses nas disciplinas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) desde cedo prepara os estudantes para enfrentar os desafios do futuro.
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