Entre as habilidades de leitura que são avaliadas nos estudantes, está a fluência leitora, a qual está relacionada tanto com a rapidez em ler um texto quanto com a interpretação.
Outras características também são analisadas em um teste de fluência de leitura, porém sempre levando em consideração a etapa de ensino do aluno.
O que é a fluência leitora?
Ser fluente na língua materna não é a mesma coisa de ter fluência leitora! É possível que uma pessoa consiga se comunicar normalmente, mesmo sem saber ler ou escrever.
Após considerar essa diferença entre os termos, fica mais fácil entender o que é ter uma leitura fluente. Essa é a capacidade de ler com rapidez, expressividade e precisão, mantendo o ritmo e entonação corretos da leitura que está sendo feita.
A fluência leitora permite que o leitor interprete a mensagem com facilidade, sem precisar retomar trechos lidos anteriormente ou fazer pausas para raciocinar.
As palavras e frases são reconhecidas com mais facilidade pela pessoa com fluência leitora e, mesmo quando ela comete erros na leitura oral, por exemplo, não é necessário retroceder o trecho para explicitar a mensagem original.
Com esse recurso, o estudante passa a ter mais familiaridade com a Língua Portuguesa e outras disciplinas, principalmente quando precisar resolver avaliações que envolvam interpretação de texto.
Entre as habilidades de leitura proporcionadas pela fluência leitora, está o conhecimento do contexto em que foi produzido o texto e uma seleção minuciosa de trechos, os quais são capazes de criar hipóteses sobre o que acontecerá na história.
Quais os níveis de fluência leitora?
A fluência leitora é composta por três níveis, os quais são desenvolvidos em ambiente escolar logo nos primeiros anos da educação básica. São eles:
- Pré-leitor: a criança está começando o processo de alfabetização. Ela aprende sobre as letras e ordem do alfabeto, além de vogais e junção com as consoantes;
- Leitor iniciante: a leitura já é realizada, porém em velocidade lenta e com interrupções, fatores normais no início do aprendizado;
- Leitor fluente: o aluno consegue ler com desenvoltura, mantendo um ritmo adequado e sendo capaz de explicar aquilo que foi lido anteriormente.
Uma criança que consegue ler, no mínimo, 65 palavras por minuto ou que compreendem 90% de um texto simples já são consideradas fluentes na leitura.
O ideal é que no 2ª ano do Ensino Fundamental, o aluno já esteja nesse nível. Um teste de fluência de leitura irá trabalhar dimensões como:
- Precisão na taxa de acertos e erros na leitura das palavras, em que pelo menos 95% das palavras devem ser lidas sem erros;
- Automaticidade enquanto está realizando uma leitura, ou seja, o quanto a oralidade é fluida e qual a velocidade, menina em palavras por minuto (ppm);
- Prosódia, sendo o uso correto do ritmo e entonação durante a leitura, mostrando como as palavras e frases estão conectadas no texto como um todo.
Como avaliar a fluência leitora?
Ao avaliar a fluência leitora de uma criança, os professores podem verificar a capacidade do estudante ler e interpretar palavras e pseudopalavras.
Geralmente, aplicamos o teste de fluência de leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental, onde a criança faz uma leitura em voz alta para o professor ou responde a questionários de leitura.
7 dicas para praticar a fluência leitora
Quanto mais a criança ler, mais fluente ela vai ficar. Por isso, torna-se indispensável a leitura diária de textos e histórias que despertam o interesse dos mais novos.
Como dito acima, quando o estudante não precisa ficar parando para decifrar o conteúdo ou para corrigir erros é que garante-se a fluência leitora. E para conquistar isso com mais êxito na sala de aula, é possível seguir as seguintes dicas:
1) Leia em voz alta
É importante estimular a leitura em voz alta para as crianças, afinal, essa é uma das principais formas de avaliação. Incentive os pequenos a fazerem isso mesmo quando estão sozinhos.
Ler em voz alta ajuda no desenvolvimento da pronúncia, expressão e entonação do texto.
2) Leitura repetida
Repetir o mesmo texto pode ser bom tanto para o ritmo e entonação quanto para a interpretação. Vale a pena dedicar um tempinho para esse exercício;
3) Revezamento
Separe a turma em duplas e peça para que revezam a leitura de um mesmo texto. A troca de leitor pode acontecer a cada ponto final, por exemplo.
Essa atividade também pode ser feita com todos da sala de aula: faça uma roda e escolha uma história cativante. Peça para que cada um leia, em voz alta, uma parte do texto.
4) Leitura por eco
Enquanto o leitor fluente lê o texto, seja apenas uma frase ou parágrafo, os outros devem acompanhar com o dedo. Para deixar o exercício mais dinâmico, peça para o leitor parar e aponte para outra pessoa continuar a leitura.
5) Leia as entrelinhas
Essa dica é especial para a interpretação de texto. Leia com atenção e ressalte a informação mais importante de cada parágrafo, para compreender todo o texto com mais facilidade.
6) Atividades lúdicas na biblioteca escolar
Faça com que as crianças sintam-se à vontade na biblioteca. Apresente palavras diariamente ou descubram termos novos por meio de brincadeiras.
Podemos trabalhar essa ideia com outras disciplinas, como em História, onde substituímos algumas palavras ao longo dos anos; em Ciências, certamente há muitos animais que os pequenos ainda não conhecem.
7) Use a tecnologia a seu favor
Pesquise por ebooks ou aplicativos que incentivam a fluência leitora, por meio de atividades, animações e vídeos educativos. Dessa forma, a aula fica mais dinâmica e divertida.