Lidar com a inadimplência na pandemia certamente foi um dos grandes desafios para a gestão financeira das escolas nos últimos meses. Além da crise sanitária, o novo coronavírus (COVID-19) também trouxe uma das piores crises econômicas para o país. Com a alta taxa de desemprego e a suspensão das aulas presenciais, muitas escolas viram sua taxa de inadimplência aumentar significativamente durante a pandemia. E agora, o que fazer?
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Sem dúvida, o momento é delicado para todos. A interrupção das aulas presenciais fez com que muitos pais questionassem a obrigatoriedade de continuar o pagamento integral das mensalidades. Nesse cenário, os órgãos de defesa do consumidor (Procon) de cada estado emitiram notas técnicas para orientar escolas e pais quanto às obrigações contratuais da prestação de serviço educacional. Em alguns estados, as câmaras dos deputados aprovaram descontos lineares para todos as instituições.
Seja com desconto ou integral, o pagamento das mensalidades em dia é fundamental para garantir o funcionamento da escola, que precisa comprir com seus compromissos fincancieros. Se por um lado a família sofre com a perda parcial ou total de sua renda, por outro, a escola também sente os impactos da inadimplência durante a pandemia. Desse modo, é preciso usar de muita empatia para gerenciar cobranças neste momento. Para ajudar os gestores a lidarem com esse momento, separamos aqui 5 dicas para cobrança das mensalidades em atraso durante a pandemia.
Lidando com a inadimplência durante a pandemia
1 – Estabelecer um calendário de cobrança
Se a escola ainda não tem um calendário de cobrança, é importante criá-lo. O primeiro passo desse processo deve ser determinar o que é um pai inadimplente para a sua escola. Segundo a definição do Banco Central, um pai pode ser considerado inadimplente já no dia seguinte ao vencimento do boleto de mensalidade. Entretanto, é necessário diferenciar atrasos nos pagamentos.
Um atraso pode se tornar um problema quando se prolonga ou se torna recorrente, prejudicando a saúde financeira da instituição. Portanto, cabe à gestão financeira identificar os diferentes comportamentos dos pais para aplicar os regimentos mais coerentes. Para citar um exemplo, algumas escolas consideram como inadimplente uma mensalidade não paga após 5 dias do vencimento.
2 – Manter um contato frequente com os pais e responsáveis
Muitas famílias foram pegos de surpresa pela crise econômica. De acordo com uma pesquisa feita pelo pela Quero Educação revelou que 83,07% das famílias brasileiras sofreram um impacto severo ou moderado em sua renda por conta da pandemia. Nesse sentido, manter um contato frequente com os pais e responsáveis é uma ótima estratégia para entender os motivos que geraram o atraso no pagamento da mensalidade.
O comunicação, quando bem feita, não apenas auxilia o gerenciamento da inadimplência como também fornece recursos para a escola avaliar o seu desempenho no serviço prestado como um todo.
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3 – Usar empatia no contato
Alinhado com a dica anterior, usar empatia no contato é indispensável. Todo o contato feito com esses pais deve procurar entender o que está acontecendo com a aquela família, e não apenas cobrar o valor que precisa ser pago. O momento trouxe impactos negativos para a grande maioria das pessoas. Por isso, é preciso uma pouco mais de sensibilidade na escolha das palavras e adoção de uma postura mais tolerante.
Alguns pais, bons pagadores no passado, ficaram inadimplentes apenas por conta da crise e é preciso ter atenção à isso. A prática da escuta ativa permite que a escola trabalhe o relacionamento com seus clientes de uma maneira mais profunda e honesta.
4 – Facilitar os meios de pagamento
A proposta de oferta de desconto no valor da mensalidade vem justamente no intuito de ajudar as partes. Dentre das realidades de cada instituição, deve-se buscar uma maior flexibilidade de pagamentos e negociações dos valores. Isso pode acontecer por meio da alteração de datas de vencimento, do parcelamento da anuidade escolar em mais mensalidades, do perdão juros e multas, da oferta mais opções de pagamentos (cartões e boletos), e da negociação de descontos
5 – Automatizar a cobrança das mensalidades
A automatizar o processo de cobrança é uma ótima estratégia para enviar lembretes de pagamentos e garantir que as mensalidades serão recebidas no dia previsto. Além disso, utilizar uma ferramenta de gestão de cobrança também permite que o gestor economize tempo, podendo focar em outros aspectos importante para o funcionamento da instituição. Algumas ferramentas enviam lembretes de pagamento via whatsapp e SMS, além de oferecer diferentes meios de pagamento da mensalidade escolar.