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O que é microlearning e como aplicá-lo na escola?

Professora explicando para aluno

A busca pela inovação na educação é uma preocupação das instituições, afinal, é preciso garantir que os alunos acompanhem as tendências do momento. Como alternativa para isso, o microlearning tem se tornado cada vez mais popular. 

Em tradução literal, a palavra significa micro aprendizagem e tem como objetivo entregar, de forma rápida e direta, conhecimento às pessoas, em um formato ideal para suas rotinas.

O que é microaprendizagem?

Microlearning é uma abordagem de aprendizado que se caracteriza por transmitir conteúdos em pequenas doses, de forma objetiva e concisa. A palavra é de origem inglesa e significa “microaprendizagem”, tendo surgido no Brasil na década de 90.

O Microlearning é uma metodologia de aprendizado e desenvolvimento focada em agilidade, e se desenvolve a partir de conteúdos em formatos mais curtos. Esses conhecimentos podem ser cursos, aulas, palestras de curta duração, mas alto foco.

Quais características do microlearning?

Apesar do termo “micro” aparecer no nome dessa metodologia de ensino, é importante ressaltar que é possível trabalhar os conteúdos com profundidade, desde que bem organizado. As principais características de o que é microlearning são:

→ Apresentar informações de forma direta e rápida;

→ Linguagem simples;

→ Ter um objetivo principal;

→ Tarefas individuais;

→ Conteúdos em formatos curtos.

Quais as vantagens do microlearning?

  • Maior engajamento dos estudantes;
  • Formato de ensino mais atrativo;
  • Facilidade para incluir conhecimento adicional na rotina da turma;
  • Aprendizado dinâmico e acelerado;
  • Otimização na experiência do aluno;
  • Personalização do ensino, podendo ser ajustado para as demandas de cada um.

Para a instituição de ensino que oferece o microlearning, é possível contar com um aumento na retenção dos estudantes e até uma forma de atração na captação de novos estudantes, afinal, este é um método inovador e muito usado em empresas. 

Como funciona o microlearning?

Apesar do microlearning estar majoritariamente relacionado ao meio empresarial, para o aprimoramento de habilidades dos colaboradores, é possível aplicar a técnica no ambiente escolar.

A modalidade busca ensinar conteúdos específicos, prezando pelo fácil acesso e transmissões curtas das informações mais importantes para dominar um tema.

Como aplicar microlearning na sala de aula?

O microlearning pode ser usado como apoio ao conteúdo ensinado na sala de aula, como uma forma de introduzir um novo tema ou até mesmo dar sequência ao assunto abordado, complementando com informações adicionais. 

Em relação às matérias mais complexas, o microlearning pode ser aplicado tendo em vista os pontos em que o aluno tem mais dificuldade, para que ele crie uma relação diferenciada com o conteúdo e tenha garantia de ter aprendido cada etapa necessária.

Os estudantes podem ter contato com o que é microlearning na sala de aula ou no meio virtual.

O professor deve servir como um guia inicialmente e propor formatos inovadores ao trabalhar determinado tema. Pode ser através de podcasts, redes sociais e até jogos. 

Para quem trabalha em uma instituição de ensino, pode ser mais fácil se capacitar através do microlearning do que dos métodos tradicionais, tendo em vista que não é necessário reservar um espaço de tempo fora da agenda escolar.

Em um pequeno intervalo de tempo, é possível receber doses de conhecimento relacionado à capacitação profissional. Através de dinâmicas, os funcionários entram em contato com essa técnica. 

Outro ponto que vale ressaltar é que cursos microlearning são mais acessíveis financeiramente e entregam resultados mais rápidos, comparados com cursos com maior duração de tempo.

Quais os pilares do microlearning?

1) Protagonismo 

Apesar de ser necessário um direcionamento inicial para consumir o microlearning, após essa etapa, o indivíduo seguirá com os estudos sozinho, adaptando o ensino à sua rotina pessoal e demandas.

Caso o microlearning seja aplicado em sala de aula, é essencial destinar um tempo só para isso ou promover um ambiente diferenciado para a realização das atividades relacionadas.

2) Tempo, ação e resultados

O tempo é uma das principais características dessa abordagem, estando sempre presente nos microlearning exemplos. Por isso, a ação, foco e dedicação são atributos necessários ao se engajar com essa técnica de ensino.

Vale lembrar que é necessária uma mensuração dos resultados obtidos por cada pessoa. Nem sempre todos os estudantes conseguirão absorver o mesmo conteúdo em um espaço curto de tempo.

3) Conexão

Garantir que todos se conectem com os pontos chaves de um tema é essencial. Isso dá confiança ao professor, para que ele direcione os conteúdos por um único caminho.

4) Simplicidade

Todos os formatos de microlearning devem ser simples, por exemplo: textos de leitura rápida, podcasts descontraídos, vídeos curtos e diretos. Preze pela qualidade, não pela quantidade de conhecimento!

Exemplos de microlearning

Por serem cápsulas de conhecimento, geralmente há uma diversidade de temas aplicados no microlearning, os quais sempre possuem uma linguagem fácil. Os formatos se dividem em:

  • Vídeos curtos, com duração máxima de 20 minutos e que abordam os conteúdos através dos principais tópicos;
  • Textos: dicas extras, em tópicos, para complementar o conteúdo já trabalhado;
  • Áudios: tendem a complementar o tema já trabalhado em sala de aula ou em conteúdo audiovisual;
  • Imagens: gráficos e ilustrações que exemplificam as principais informações;
  • Gamificação: o conhecimento é transmitido através do desafio de solucionar algum jogo;
  • Palestras: podem ser feitas tanto presencialmente ou virtualmente, respeitando o mesmo tempo de duração previsto para os outros tópicos;
  • Quiz: perguntas diretas para garantir a absorção do assunto.

É comum que o microlearning ofereça formas de interação com o aprendizado. Os conteúdos devem ser organizados em um formato que condiz com a demanda do estudante e sua rotina de estudos.

Publicado em:Ambiente Escolar

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