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Quais foram as principais mudanças na educação ao longo do tempo?

Com constantes mudanças na educação ao longo do tempo, os objetivos para o processo de aprendizagem dos estudantes se expandem cada vez mais, trazendo novas ferramentas de ensino, revisando metodologias, além da aprimoração de uma rotina escolar eficiente. Atualmente, reconhece-se a importância de desenvolver nos estudantes outras habilidades além das intelectuais e incluir mais experiências práticas na aprendizagem.

As transformações acontecem de uma maneira muito rápida. Em parte, isso ocorre por conta dos avanços tecnológicos e suas contribuições para a educação. Por outro lado, as mudanças na sociedade trazem a necessidade de que as escolas também se atualizem, de modo que as crianças e futuros jovens estejam mais preparados para lidar com as demandas que surgirem.

Acompanhe a leitura e entenda quais são as principais mudanças na educação ao longo do tempo. Boa leitura!

O que mudou na educação nos últimos anos?

Entram governos e saem governos. Isso também implica na gestão da educação. As mudanças propostas para a educação são significativas e prometem melhores resultados na organização da rotina e na aprendizagem. Para os gestores, conhecer essas tendências é uma boa maneira de avaliar quais recursos podem enriquecer a prática escolar e quais não se encaixam no perfil da instituição/escola. Entenda melhor cada uma dessas mudanças.

1) Humanização do ensino

As gerações anteriores muitas vezes nomeiam as gerações atuais como “mimimi”, mas não refletem sobre como certas problemáticas que sempre estiveram presentes começaram a tomar conta do espaço escolar e a serem discutidas com mais frequência, como o bullying, depressão, dentre outras.

Outro aspecto importante é que as quase 600 mil mortes pela Covid-19 e a transformação das relações humanas durante a pandemia mostram a clara a necessidade de ter mais empatia, seja no ambiente corporativo, seja no ambiente acadêmico e escolar. O processo de humanização do ensino é uma realidade cada vez mais presente nas escolas. 

Uma pesquisa da plataforma novo.qedu.org.br, com 66.110 participantes, mostrou que há diversos projetos de humanização do ensino em curso nas escolas. Os mais comuns envolvem as temáticas Bullying, Educação ambiental, violência e uso de drogas. 

Leia também: + Consequências do bullying na escola

2) Base Nacional Comum Curricular

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sem dúvidas, foi um marco para o Brasil e é uma das principais mudanças na educação ao longo do tempo. Ela apresenta a estrutura esperada para toda a educação básica do país e as orientações sobre conteúdos essenciais para cada etapa escolar.

Dessa forma, ela realiza mudanças na gestão, no formato do ensino e na experiência dos estudantes. A BNCC tem por fim, o objetivo de unificar o ensino brasileiro para que todos os estudantes tenham acesso a uma formação integral.

O documento resguarda a liberdade para que as escolas determinem as propostas metodológicas mais adequadas à sua realidade, além de considerar as diferenças regionais.

O grande impacto da BNCC é a apresentação das 10 competências gerais a serem desenvolvidas pelo ensino, sendo eles:

  1. conhecimento;
  2. repertório cultural;
  3. argumentação;
  4. pensamento científico, crítico e criativo;
  5. comunicação;
  6. cultura digital;
  7. trabalho e projeto de vida;
  8. autoconhecimento e autocuidado;
  9. empatia e cooperação;
  10. responsabilidade e cidadania.

Com isso, as escolas precisam se organizar para cumprir os objetivos propostos por essa Base, inclusive os materiais didáticos, que devem ser produzidos já voltados para essas diretrizes. Da mesma forma, o Projeto Pedagógico também precisa ser atualizado a partir dessa nova perspectiva.

3) Competências socioemocionais

O tema da inteligência emocional está sendo muito explorado atualmente, não apenas na escola e na educação. Com as mudanças na educação ao longo do tempo, uma que podemos destacar de maneira mais recente no ensino é a preocupação com outras habilidades além do desenvolvimento intelectual. As competências socioemocionais recebem especial atenção, pois estão relacionadas a uma melhor qualidade de vida como um todo.

Leia também: + Educação socioemocional para crianças: entenda a importância!

Nesse sentido, tais competências compreendem o autoconhecimento, a gestão das emoções e o estabelecimento de relações mais saudáveis. O reconhecimento da importância da aprendizagem socioemocional está presente também na BNCC, uma vez que ela atravessa todas as 10 competências do século XXI mencionadas.

Com isso, a expectativa é de que haja redução de conflitos na escola, além de um melhor preparo para a vida em sociedade, prática da cidadania e aquisição das habilidades essenciais para o mundo do trabalho.

Tem como a escola se preparar para essas mudanças? 

Diante das mudanças na educação, é importante que elas estejam preparadas para avaliarem quais as propostas que podem colaborar com o seu ensino, de acordo com o perfil da instituição.

Estão disponíveis muitos recursos diferentes e que podem ser adaptados a esse perfil, o que propicia uma transição tranquila e com boa aceitação de toda a comunidade escolar.

Para ter êxito nas mudanças, algumas dicas são:

  • conhecimento das tendências e avaliação de quais fazem sentido para a instituição e o público recebido;
  • capacitação de profissionais;
  • Implementação de inovações de maneira gradativa para verificar quais trazem os melhores resultados.

A escola também pode contar com um programa educacional que tenha a metodologia alinhada com as demandas da sociedade do presente e do futuro. Existem programas que oferecem soluções completas para a escola, com materiais didáticos, orientação dos profissionais, acompanhamento para a família e avaliação dos resultados, garantindo uma maior segurança para esse processo de inovação. 

Diante de todas essas mudanças , é necessário que os gestores estejam atentos às novas regras e tendências para que adaptem o ensino oferecido, garantindo uma boa preparação dos estudantes para o futuro e enriquecendo o trabalho dos educadores para o auxílio na construção desse futuro.

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