Menu fechado

O que avaliar na hora de contratar um sistema de gestão educacional?

Sua escola está precisando contratar um sistema de gestão educacional? 

A resposta é mais simples do que parece: se você ainda não tem um sistema, sim: está na hora de contratar. 

Mas por que exatamente? Bom, ao longo do texto vamos trazer vários motivos, todos eles muito válidos. Mas o maior de todos é logo o primeiro que vamos conversar sobre: é o diferencial necessário. 

Veja: a maioria das escolas particulares hoje tem um sistema assim. Ele resolve vários problemas, alguns simples e outros mais complexos, alguns evidentes, outros de bastidores. 

Então, seu cliente já está esperando que a sua escola trabalhe com um sistema de gestão escolar. Esse é o diferencial necessário. 

Mas não vamos nos adiantar: ao longo do texto, conversamos melhor sobre esse ponto e sobre vários outros. 

Mas primeiro: 

O que é um sistema de Gestão Educacional?

Pessoas trabalhando com documentos em escritório

Sistema de Gestão Escolar, ERP Educacional, sistema escolar: esses são alguns dos nomes que descrevem um software de organização das suas rotinas. 

Esse tipo de software é muito comum em várias empresas, não importa o segmento. Ele é conhecido como Enterprise Resource Planning, ou Planejador de Recursos da Empresa. 

Um ERP atua automatizando rotinas e organizando as informações administrativas e práticas de uma companhia. O caso do ERP Educacional é a mesma coisa, mas com as rotinas da escola. 

Existem vários tipos de ERP Educacional. Vamos conversar um pouco mais sobre eles no tópico abaixo, confira: 

Quais são os tipos de ERP Educacional?

Existem alguns tipos diferentes de ERP Educacional. Alguns são mais específicos, outros são bem mais gerais. 

Existem Sistemas de Gestão Educacional especializados em organizar a parte financeira da sua escola. Existem outros que trabalham apenas com a comunicação escolar através de um app. 

Os mais generalistas vão trabalhar tudo ao mesmo tempo através de módulos. Tem o módulo financeiro, módulos de matrículas, de organização de pessoas, até RH Escolar

É importante entender qual é o melhor ERP Escolar para a sua realidade antes de fazer a contratação. Muita gente opta por sistemas mais simples quando na verdade o sistema 360 é a melhor solução. 

Vamos conversar um pouco mais sobre ele agora: 

Como funciona o ERP Educacional 360? 

Chamamos de ERP Educacional 360 aquele que consegue trabalhar todos esses pontos ao mesmo tempo. 

Eles são a escolha principal na hora de contratar um Sistema de Gestão Educacional principalmente pelo custo benefício. 

Veja: talvez hoje sua escola não precise de um sistema de gestão tão amplo. Mas esse tipo de contratação mira no futuro. 

Nosso parceiro iScholar, por exemplo, que é um ERP Educacional 360, oferece as seguintes funcionalidades: 

  • Business Intelligence; 
  • Criação de Boletos via Cobrança Fácil; 
  • Cobrança Fácil via Cartão; 
  • Réguas de Cobrança; 
  • Relatórios Financeiros; 
  • Notificações via e-mail e SMS; 
  • Agenda Escolar; 
  • Matrícula Online; 
  • Relatórios Acadêmicos; 
  • Integrações com vários outros sistemas; 
  • Biblioteca digital; 
  • Portal do Aluno e do Professor; 
  • Relatórios pedagógicos; 
  • Diário escolar; 
  • Boletim escolar online;

Dentre várias outras funcionalidades. Acompanhe todas elas no link. 

É importante conhecer os tipos de sistemas porque você precisa se preparar para o futuro sempre. Talvez hoje não seja o caso de um tão grande. Mas é melhor precisar e ter do que ter que procurar outro depois, não é? 

Aliás, falando nisso, podemos começar a conversar um pouco melhor sobre como contratar um sistema de gestão educacional. O que avaliar? Vamos ver: 

Contratar um Sistema de Gestão Educacional: o que avaliar?

Homem sorridente segurando um tablet

Já começamos a conversar um pouco mais sobre alguns pontos importantes na hora de contratar um sistema de gestão educacional. Mas ainda não conversamos sobre todos. 

Existem questões de mercado e algumas questões práticas que você precisa considerar. 

Até agora, já conversamos sobre algumas de mercado, mas precisamos nos aprofundar em aspectos práticos que são importantíssimos para o momento da contratação. 

Vamos saber mais: 

Como saber se está na hora de contratar um Sistema de Gestão Educacional? 

Você vai precisar fazer uma boa avaliação na sua escola para entender quando é o melhor momento de contratar um ERP Educacional. 

O primeiro passo dessa avaliação é entender porque você quer fazer essa contratação. Quais são os pontos que você está pensando em melhorar na sua escola? 

Entender a motivação é o primeiro passo para entender que tipo de sistema você precisa. Mas veja só: aproveite para fazer uma avaliação completa. 

Veja outras áreas da sua escola que precisam de um apoio na gestão. Visite a secretaria e pergunte pelos principais gargalos de produtividade. Avalie a Coordenação Pedagógica. Faça uma avaliação geral. 

Dessa forma, você vai entender realmente quais são os pontos que a sua escola pode melhorar. E depois avalie os ERPs Educacionais disponíveis no mercado. 

Escolhendo os melhores ERPs Educacionais do mercado

Um dos pontos mais importantes na hora de escolher seu ERP Educacional é entender sua relação com os seus clientes. 

Esse tipo de sistema funciona muito melhor com um suporte próximo. Você só vai entender 100% como ele funciona sabendo bem o que ele faz para os seus clientes. 

Procure recomendações com outras escolas da sua região. Entre no Instagram dos fornecedores e veja o que os clientes estão falando. 

Quanto mais suporte, melhor. Preço é uma questão secundária nesse caso, já que seus custos e despesas escolares vão reduzir bastante após a implementação. 

Quando contratar um Sistema de Gestão Educacional?

A questão do suporte é importante porque ele vai ser muito necessário logo na primeira etapa de contratação: a implementação do ERP Educacional. 

Muitas escolas deixam esse processo para o final do ano. Isso é um erro porque durante o processo de implementação vamos precisar fazer muitas reuniões de treinamento e integrações com os dados que você já tem. 

Durante o final do ano você tem muitas atribuições na escola. Muitas vezes fica bastante complicado conciliar as rotinas com o processo do ERP. 

Por isso, deixe para o meio do ano, durante as aulas mesmo. Assim, quando o próximo ano letivo começar, já vai estar tudo pronto 😉

Conheça o iScholar antes de contratar um ERP Educacional 

O iScholar é nosso parceiro e está presente nas melhores escolas particulares do Brasil. 

Ele é um sistema de gestão 360, capaz de transformar completamente as suas rotinas escolares — desde a sala de aula até a tesouraria. 

E o melhor é que ele oferece um período de testes grátis para você ver com os seus próprios olhos tudo o que estamos falando aqui. 

Para fazer o teste, é só clicar no banner abaixo. Obrigado pela leitura e a gente se vê no próximo texto! 

Post relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *