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Projeto de alimentação saudável na educação infantil

Projeto de alimentação saudável na educação infantil

O projeto de alimentação saudável para a educação infantil oferece resultados vantajosos para a qualidade de vida dos estudantes. Além disso, eles podem estimular os familiares na adoção de novos hábitos. 

As escolas preocupadas em implementar esses projetos alimentares no cotidiano dos alunos devem criar atividades e metodologias que incentivem os pequenos a descobrirem os benefícios dos diferentes tipos de comidas. Mas, como iniciar essas atividades?

Neste artigo, você verá como aplicar o projeto de alimentação saudável na educação infantil, quais seus benefícios e muito mais. Confira!

O que é o projeto de alimentação saudável?

O projeto de alimentação saudável na educação infantil consiste em uma série de ações que a escola pode fazer para incentivar hábitos alimentares saudáveis nas crianças.

Isso envolve proporcionar refeições nutritivas, educar sobre os benefícios de uma dieta saudável, promover atividades relacionadas ao cultivo de alimentos e campanhas de conscientização que envolvam pais e alunos, mostrando a importância do consumo de frutas, legumes e outros alimentos ricos em vitaminas na merenda

Ele pode ser implementado em diferentes ambientes educacionais, como escolas, creches e centros de cuidados infantis. Além disso, são diferentes profissionais que podem participar do projeto, como professores, nutricionistas, cozinheiros e outros profissionais da área da saúde.

O que diz a BNCC sobre a alimentação saudável nas escolas?

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a alimentação saudável é abordada no âmbito do componente curricular de Educação Física, na área de Conteúdos Específicos. Dessa forma, ela diz que os objetivos gerais para o ensino de alimentação saudável na educação infantil são:

  • Desenvolver o conhecimento sobre os grupos alimentares e suas funções nutricionais, bem como sobre os alimentos de cada grupo.
  • Compreender a importância da alimentação equilibrada e da hidratação para a saúde e o bem-estar.
  • Selecionar e identificar alimentos saudáveis e reconhecer os sinais de fome e saciedade.
  • Aprender a preparar refeições simples de forma saudável e segura.
  • Desenvolver a autonomia na escolha de alimentos saudáveis e no cuidado com a higiene pessoal na hora das refeições.

Como trabalhar projeto alimentação saudável na educação infantil?

As ações relacionadas ao projeto de alimentação saudável nas escolas devem estar presentes no planejamento pedagógico da instituição. Dessa forma, é preciso que as atividades voltadas para essa temática sejam incluídas nas aulas de todas as disciplinas e em programas extras.

Algumas ações que podem ser incluídas no plano de alimentação saudável são:

1) Oferecer refeições nutritivas

Nas escolas e creches, as refeições devem ser saudáveis e equilibradas, abrangendo diversos alimentos de grupos alimentares distintos.

2) Educar sobre alimentação saudável

Isso pode ser feito pelos próprios professores. Nas aulas de português, por exemplo, eles podem abordar textos que falam sobre os benefícios da alimentação para uma vida mais equilibrada. Já nas aulas de ciências, podemos abordar sobre as doenças como diabetes e hipertensão, além dos riscos do excesso de peso. 

No ensino infantil, a alimentação saudável deve ser apresentada às crianças pequenas de forma lúdica e alegre, com músicas, preparo de receitas, contação de histórias, brincadeiras sobre a identificação dos alimentos, entre outros recursos. 

3) Promover atividades relacionadas ao cultivo de alimentos

Para as escolas com área verde, outra opção é criar uma horta em que os alunos possam colher os alimentos e plantar mudas. Dessa forma, eles entenderão melhor o ciclo das plantas na natureza e conhecerão os diferentes tipos de sementes e hortaliças.

4) Incentivar atividades físicas

É fundamental que as crianças tenham a chance de se exercitar todos os dias para preservar sua saúde e bem-estar. Assim, as instituições de ensino básico devem estimular atividades físicas ao ar livre, jogos e práticas esportivas.

5) Promover a participação das famílias

Outra iniciativa interessante para promover a integração entre família e escola é pedir aos pais que enviem receitas saudáveis para os alunos fazerem na escola ou, ainda, organizar um lanche coletivo somente com opções naturais, como sanduíches, salada de frutas, espetinho de fruta, suco etc.

Quais os benefícios do projeto de alimentação saudável?

O grande diferencial dos projetos de alimentação saudável nas escolas públicas e particulares é despertar na criança o interesse pelo valor nutritivo dos alimentos, ensinando-os sobre as vantagens de um cardápio bem elaborado e sem desperdício. Sendo assim, os benefícios que eles incluem para os pequenos são:

Promover hábitos alimentares saudáveis

A probabilidade de as crianças se tornarem adultos saudáveis aumenta quando aprendem a optar por alimentos nutritivos desde cedo. Assim, o programa de alimentação saudável auxilia os pequenos a compreenderem os benefícios de uma dieta equilibrada e a melhorar as escolhas alimentares.

Prevenir doenças:

Crianças que adotam uma dieta saudável apresentam menor probabilidade de desenvolver doenças crônicas, como obesidade, diabetes e problemas cardíacos.

Melhorar o desenvolvimento infantil

Ter uma alimentação adequada ajuda a melhorar o desempenho escolar e comportamental dos estudantes. Isso ocorre porque são os nutrientes das frutas, legumes e vegetais que impactam o desenvolvimento cerebral, auxiliando na saúde física e mental.

Incentivar a experimentação

Esse tipo de projeto também fomenta a curiosidade dos alunos por novos sabores, novas receitas, reaproveitamento dos alimentos e combate a doenças. Segundo a nutricionista Denise Rodrigues, que atua no ramo escolar, as famílias e as instituições de ensino devem trabalhar em parceria para garantir um crescimento saudável das crianças e adolescentes. 

A especialista acredita que os colégios têm um papel importante na alimentação da criança, especialmente nos casos em que o aluno estuda em período integral. 

“O ambiente escolar pode ser um estímulo para a criança provar novos sabores, influenciada pelo consumo das outras crianças e pelas ações lúdicas desenvolvidas com os alimentos. A criança pode ter estímulos positivos na escola, no entanto, a formação dos hábitos alimentares é da família. Sendo assim, o papel dos pais não deve ser substituído pela escola, cada qual com sua responsabilidade e contribuição”, disse em entrevista à Revista Educação sobre obesidade infantil.

10 atividades práticas para o Projeto Alimentação Saudável na Educação Infantil

1 – Palestras com nutricionistas

Convidar nutricionistas ou médicos para conscientizar sobre a importância dos alimentos é uma ótima atividade para começar a tratar o tema na sua escola. Nesse caso, vale a pena fazer um evento aberto para pais, alunos e para a comunidade.

Objetivo Geral

Promover a conscientização e compreensão da importância de uma alimentação saudável na comunidade escolar, envolvendo pais, alunos e a comunidade em geral.

Objetivo Específico

  • Informar as crianças, adolescente e pais sobre os princípios fundamentais de uma alimentação saudável, destacando a relevância dos nutrientes.
  • Desenvolver uma consciência crítica em relação aos hábitos alimentares.
  • Estimular a adoção de práticas alimentares saudáveis por meio da disseminação de informações sobre escolhas alimentares conscientes.

Recursos Pedagógicos Necessários

  • Profissionais de nutrição qualificados para realizar as palestras.
  • Espaço adequado para a realização do evento (auditório, sala de aula ampla, ou área aberta).
  • Materiais visuais, como apresentações em slides, gráficos ou cartazes, para facilitar a compreensão dos conceitos apresentados.
  • Divulgação do evento para garantir a participação de pais, alunos e membros da comunidade.

2 – Criar um mural de alimentos

Faça uma atividade para as crianças desenvolverem um mural com desenhos ou fotos de alimentos saudáveis, organizando-os por grupos alimentares. Dessa forma, o mural servirá como guia durante as refeições, facilitando discussões sobre os benefícios de cada alimento.

Objetivo Geral

Promover a compreensão e a valorização dos diferentes grupos alimentares entre as crianças, utilizando a criação de um mural como uma ferramenta visual e educativa.

Objetivo Específico

  • Desenvolver a habilidade das crianças em identificar e categorizar alimentos saudáveis de acordo com os grupos alimentares.
  • Estimular a expressão artística dos alunos através de desenhos ou seleção de fotos de alimentos.
  • Facilitar discussões sobre a importância de cada grupo alimentar, promovendo a conscientização sobre uma alimentação equilibrada.

Recursos Pedagógicos Necessários

  • Materiais artísticos como papel, cartolina, lápis de cor, tesouras, cola, entre outros.
  • Imagens ou ilustrações de alimentos saudáveis para inspirar ou serem utilizadas no mural.
  • Espaço para colocar o mural de forma visível e acessível para as crianças.
  • Orientações pedagógicas sobre os grupos alimentares, para guiar a criação do mural e fornecer informações precisas.
  • Tempo dedicado à explicação e discussão sobre os alimentos durante e após a atividade.

3 – Oficia culinária

Faça uma oficina culinária com os estudantes da sua escola. Nela, é possível ensinar a como higienizar os alimentos, os diferentes tipos de alimentos presentes da natureza. Além disso, prepare em conjunto com os alunos alguma refeição saudável.

Objetivo Geral

Proporcionar aos estudantes uma experiência prática e educativa na cozinha.

Objetivo Específico

  • Ensinar técnicas de higienização de alimentos, destacando a importância desse processo para a prevenção de doenças.
  • Explorar e apresentar aos alunos a variedade de alimentos naturais, ressaltando suas origens e benefícios nutricionais.
  • Promover a participação dos estudantes na preparação de uma refeição saudável.
  • Incentivar habilidades culinárias básicas e a valorização de escolhas alimentares conscientes.

Recursos Pedagógicos Necessários

  • Ingredientes e utensílios para a preparação da refeição, de acordo com as habilidades e faixa etária dos estudantes.
  • Materiais com instruções claras sobre a importância da higienização dos alimentos e as etapas do processo de preparação.

4 – Feira de ciências sobre alimentação

Nessa feira de ciências as crianças podem desenvolver uma maquete sobre cadeia alimentar. Outra sugestão é a criação de até mesmo montar um projeto que mostre os alimentos e suas funções no corpo humano.

Objetivo Geral

Promover a conscientização sobre a importância dos alimentos para os seres vivos por meio de projetos científicos elaborados pelos estudantes durante a feira.

Objetivo Específico

  • Desenvolver o entendimento das crianças sobre a relação entre alimentação e saúde, explorando as funções dos alimentos no corpo humano.
  • Estimular a criatividade e o pensamento científico ao criar maquetes representando cadeias alimentares ou projetos que demonstrem o papel dos alimentos nos processos biológicos.
  • Proporcionar uma experiência de aprendizado interdisciplinar, integrando conceitos de ciências naturais, biologia e nutrição.

Recursos Pedagógicos Necessários

  • Materiais variados para a construção de maquetes ou projetos, como papelão, tinta, tesouras, cola, e outros recursos de arte.
  • Espaço dedicado para a exposição dos projetos durante a feira de ciências.
  • Orientações pedagógicas e supervisão para garantir que os projetos abordem corretamente os conceitos de cadeia alimentar e as funções dos alimentos.

5 – Jogos de associação

Crie um jogo com tabuleiros ou cartões de imagens onde as crianças associam cada alimento a um grupo alimentar. Além disso, também é importante colocar os itens que façam mal à saúde para as crianças aprenderem quais são bons para elas ou não.

Objetivo Geral

Facilitar o aprendizado das crianças sobre os diferentes grupos alimentares. Assim, promove-se a associação correta de alimentos saudáveis e não saudáveis.

Objetivo Específico

  • Reforçar o conhecimento sobre os grupos alimentares.
  • Sensibilizar as crianças para a distinção entre alimentos benéficos e prejudiciais à saúde.
  • Estimular a interação social e o trabalho em equipe durante a atividade lúdica.

Recursos Pedagógicos Necessários

  • Cartões de imagens representando uma variedade de alimentos.
  • Cartões para identificar os diferentes grupos alimentares (frutas, legumes, proteínas, carboidratos, alimentos prejudiciais à saúde, etc.).

6 – Teatro infantil

Atividades lúdicas são ótimas para as crianças aprenderem brincando. Então, que tal fazer um teatro sobre alimentação onde os vilões são os alimentos industrializados e os super heróis são as frutas, legumes e vegetais? Essa é uma forma para os estudantes entenderem quais alimentos fazem bem para o nosso corpo.

Objetivo Geral

Transmitir conceitos sobre alimentação saudável de forma lúdica e envolvente, utilizando um teatro educativo que destaque os benefícios dos alimentos naturais em contraste com os malefícios dos alimentos industrializados.

Objetivo Específico

  • Criar conscientização sobre a importância de escolhas alimentares saudáveis.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística das crianças ao participarem da produção e apresentação do teatro.
  • Reforçar a compreensão dos alunos sobre os impactos dos alimentos na saúde, destacando os nutrientes essenciais presentes em frutas, legumes e vegetais.

Recursos Pedagógicos Necessários

  • Roteiro do teatro, destacando os diálogos entre os super-heróis (frutas, legumes, vegetais) e os vilões (alimentos industrializados).
  • Figurinos e adereços para caracterizar os personagens, tornando a apresentação mais visual e atrativa.
  • Espaço adequado para a apresentação do teatro, como um palco ou área central na escola.
  • Participação ativa dos alunos na produção do teatro, desde a criação do roteiro até a interpretação dos personagens.
  • Discussão pós-teatro para reforçar os conceitos abordados e esclarecer dúvidas dos estudantes.

7 – Jogos de perguntas e respostas:

Elabore jogos de perguntas e respostas acerca de alimentação saudável. Por exemplo: faça questões de verdadeiro ou falso onde os alunos irão identificar questões sobre grupos alimentares, benefícios de cada alimento e opções alimentares mais adequadas.

Objetivo Geral

Reforçar o conhecimento dos alunos sobre alimentação saudável, incentivando a participação ativa por meio de jogos educativos de perguntas e respostas.

Objetivo Específico

  • Avaliar a compreensão dos estudantes sobre grupos alimentares, benefícios de alimentos específicos e opções alimentares mais adequadas.
  • Estimular o pensamento crítico e a capacidade de tomar decisões informadas sobre escolhas alimentares.
  • Promover a aprendizagem de forma dinâmica e interativa, utilizando o formato de perguntas e respostas.

Recursos Pedagógicos Necessários

  • Criação das perguntas para os estudantes.
  • Mecanismo para os alunos responderem às perguntas, como quadro branco, papel e caneta, ou tecnologia (computador ou tablet).
  • Incentivos ou pequenas recompensas para motivar a participação e o desempenho dos alunos.
  • Temporizador para a realização do jogo, permitindo discussões e esclarecimentos após cada pergunta.
  • Variedade de questões, incluindo formatos como verdadeiro ou falso, para manter a diversidade e o interesse.

8 – Jogo de advinha

A ideia desse jogo é fazer com que as crianças tentem adivinhar o alimento e também com que elas descubram novos sabores, como alimentos doces, azedos, amargos e etc. Para isso, tampe os olhos dos pequenos e dê comidas para experimentarem. Nesse caso, vale ter uma ficha de alimentos que as crianças são alérgicas.

Outra ideia é descrever um alimento com a sua cor, textura e tamanho e pedir para que os alunos tentem adivinhar de qual alimento você está falando.

Objetivo Geral

Estimular a percepção sensorial das crianças, promovendo a descoberta de novos sabores e a conscientização sobre a diversidade alimentar.

Objetivo Específico

  • Desenvolver a capacidade dos estudantes em reconhecer diferentes sabores (doce, azedo, amargo, etc.) através da experimentação cega de alimentos.
  • Incentivar a comunicação e expressão ao descrever características dos alimentos para adivinhação.

Recursos Pedagógicos Necessários

  • Diversidade de alimentos com diferentes sabores para a experimentação (doces, azedos, amargos, etc.).
  • Obter fichas informativas sobre alergias alimentares para garantir a segurança dos participantes.
  • Vendas ou faixas para cobrir os olhos das crianças durante a atividade.
  • Fichas descritivas dos alimentos, incluindo cor, textura e tamanho, para adivinhação.

9 – Cozinha em família

Envolva a comunidade familiar em uma atividade para que os responsáveis e os filhos cozinhem em conjunto. Peça para que eles levem receitas antigas feitas ou que sejam de tradição da família.

Objetivo Geral

Fortalecer os laços familiares e promover a valorização de tradições alimentares por meio da cocriação de receitas entre pais e filhos.

Objetivo Específico

  • Incentivar a participação conjunta de pais e filhos na preparação de receitas familiares, promovendo a partilha de conhecimentos culinários.
  • Preservar e transmitir tradições alimentares familiares, destacando a importância cultural e afetiva dos alimentos na comunidade familiar.
  • Estimular o diálogo entre gerações sobre escolhas alimentares saudáveis e a importância de manter laços familiares através da culinária.

Recursos Pedagógicos Necessários

  • Convite para a participação dos pais na atividade, explicando o propósito da cocriação e incentivando a contribuição com receitas antigas ou de tradição familiar.
  • Materiais de cozinha e ingredientes necessários para a preparação das receitas selecionadas.
  • Registros visuais da atividade, como fotos ou vídeos, para preservar as tradições e proporcionar recordações duradouras.

10 – Visita a horta

É possível proporcionar às crianças a experiência prática de aprender sobre o processo de produção de alimentos ao visitar uma horta escolar ou fazenda. Portanto, durante essas visitas, atividades como o plantio de alimentos ou o cuidado de animais podem ser incluídas.

Objetivo Geral

Proporcionar às crianças uma experiência prática e educativa sobre o processo de produção alimentar. Dessa forma, elas são conectadas diretamente à origem dos alimentos que consomem.

Objetivo Específico

  • Compreender as etapas do ciclo de vida dos alimentos, desde o plantio até a colheita, destacando a importância da agricultura e do cultivo sustentável.
  • Estimular o respeito pelo meio ambiente ao vivenciar a conexão entre a natureza, a produção de alimentos e a alimentação saudável.
  • Promover atividades práticas, como plantio de alimentos ou cuidado de animais, para aprofundar o entendimento sobre a origem dos alimentos.

Recursos Pedagógicos Necessários

  • Planejamento prévio da visita à horta escolar ou fazenda, considerando atividades adequadas à faixa etária das crianças.
  • Guias ou responsáveis preparados para fornecer informações sobre o cultivo de alimentos e responder às perguntas das crianças.
  • Materiais para atividades práticas, como sementes, ferramentas de jardinagem, ou a possibilidade de interação com animais da fazenda.
  • Ônibus ou transporte adequado para levar as crianças até o local da visita.
  • Incentivo à observação ativa, perguntas e participação das crianças durante a visita para maximizar o aprendizado prático.

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Publicado em:Universo pedagógico

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