Toda escola possui uma proposta pedagógica, a qual precisa estar sempre atualizada com as demandas do meio escolar. Além de ser um documento importante para o próprio colégio, é também uma maneira dos pais conhecerem a instituição em que o filho está matriculado.
A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) garante a necessidade da proposta pedagógica para todos os institutos escolares e assegura aos alunos o direito de ter acesso a ela. Por isso, a documentação é valiosa não apenas para os professores ou diretoria, mas também para toda a comunidade.
O que é uma proposta pedagógica?
Construída a partir dos conceitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cada escola tem a própria proposta, contendo a identidade e valores da instituição. Esse é um planejamento de como os conteúdos serão inseridos na metodologia de ensino.
É através dessa documentação que as metas do colégio são elaboradas, juntamente com os objetivos a serem alcançados em sala pela turma. Todo o desenvolvimento das aulas (atividades, avaliações) devem ser registrados.
A proposta pedagógica pode ser adaptada para atender às necessidades de cada aluno. É ideal que a escola pratique esse método de inclusão, pois assim todos os estudantes se manterão no mesmo nível, além de também ser uma maneira de reduzir a desigualdade entre as crianças.
Qual o objetivo da proposta pedagógica?
Todo o desenvolvimento escolar de uma turma é pré-definido na proposta pedagógica. É nela que contém o passo a passo de como as exigências da BNCC serão atingidas. Com base nisso, a proposta tem o objetivo principal categorizar os conteúdos e maneiras de como eles serão aplicados para os estudantes.
Qual a diferença entre proposta pedagógica e Projeto Político Pedagógico (PPP)?
Enquanto a proposta pedagógica visa expressar o jeito em que os conteúdos serão aplicados pelos professores, o Projeto Político Pedagógico é mais abrangente e, além de apresentar o plano educacional, exemplifica também de que maneira é feita a gestão do colégio. Questões como o gerenciamento do ambiente escolar e a administração são inseridas no PPP.
Proposta pedagógica é a mesma coisa que metodologia de ensino?
Não! Como dito anteriormente, a proposta pedagógica apenas norteia o caminho para o desenvolvimento da aprendizagem numa escola. A metodologia é mencionada nela, mas não é a mesma coisa que ela.
Metodologia condiz com a maneira como o profissional escolheu para ensinar determinado conteúdo. Por exemplo, na educação infantil as brincadeiras são usadas como parte da metodologia; já numa turma de ensino fundamental II, as aulas técnicas demonstram outra metodologia, complementar à metodologia que engloba apenas a teoria da disciplina.
Como fazer uma proposta pedagógica alinhada a BNCC
Toda proposta deve corresponder às exigências da BNCC, pois só assim será validada. A metodologia é livre e escolhida de acordo com a instituição de ensino, mas ainda assim deve resultar às competências e habilidades presentes na BNCC.
Toda atividade proposta deve valorizar a formação humanizada dos estudantes e ter como função o desenvolvimento da cidadania e conscientização social. Seguir os ideais da Base Nacional Comum Curricular é garantir a democracia, justiça e inclusão no colégio.
Por fim, vale ressaltar que a proposta pedagógica deve ser, preferencialmente, escrita de maneira objetiva e numa linguagem acessível para todos, já que os pais dos alunos também podem ter acesso ao documento. Todas as informações referentes aos direcionamentos da BNCC podem ser encontradas online e gratuitamente neste link.