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Rematrícula escolar: planejamento ajuda a reter alunos!

A fase de rematrícula escolar geralmente acontece a partir do mês de setembro e costuma ser um período bastante intenso para toda a equipe pedagógica, porque envolve planejamento, atenção e negociações. 

É nesse momento de rematrícula escolar que os colégios começam a estreitar laços com as famílias para divulgar as vagas do próximo ano letivo e reter os alunos. Dentro desse contexto, é importante que os gestores divulguem a campanha de rematrícula com antecedência para que os pais tenham tempo de se planejar e tirar possíveis dúvidas com a secretaria. 

Para ampliar as chances de retenção de alunos durante as rematrículas, é recomendado que a escola faça uma pesquisa de mercado para avaliar o cenário atual e a concorrência. A partir dessa análise certamente será possível identificar oportunidades para ampliar a presença de alunos na escola e novas estratégias para fortalecer a parceria com os responsáveis.

Quando começar a rematrícula escolar? 

Segundo a Lei 9.870/99, que dispõe sobre as mensalidades escolares, os colégios devem divulgar o valor do reajuste escolar previsto para o próximo ano com, no mínimo, 45 dias de antecedência. 

Ao iniciar o contato com pais e responsáveis, a recomendação principal é manter a transparência sobre o percentual de reajuste e mostrar o motivo pelo qual o colégio precisou aumentar a mensalidade.

O gestor escolar pode elaborar, junto com a equipe de coordenadores, uma apresentação ou um material informativo contendo os principais custos da escola, os investimentos previstos para o próximo ano, as melhorias realizadas, os custos inflacionados e outras questões que influenciam no preço. 

Dessa maneira, os pais poderão observar mais detalhadamente o trabalho realizado pela instituição e a escola terá mais respaldo para efetivar as rematrículas. 

Além disso, algumas atitudes que ajudam o colégio a ter bons resultados na rematrícula de alunos incluem:

  • Oferecer desconto para pagamento antecipado;
  • Facilitar o pagamento da mensalidade por meio de cartão de crédito;
  • Permitir o preenchimento de documentos de maneira online;
  • Oferecer horários na secretaria para os pais interessados em negociar;
  • Disponibilizar condições de pagamento personalizadas (data de vencimento, parcelamento, boletos);
  • Oferecer preços promocionais para irmãos ou ex-alunos;
  • Investir em sistemas e recursos que facilitem a renovação dos contratos e os pagamentos;
  • Criar campanhas de comunicação com informações sobre a rematrícula;
  • Divulgar os diferenciais da escola e as conquistas do ano.

Apresente os planos da escola para os alunos

Outra sugestão interessante é fazer uma reunião com os alunos para conversar com eles sobre os planos para o próximo ano e o que a escola está preparando para melhor recebê-los após as férias. 

Esse diálogo com os estudantes pode ser uma excelente maneira para incentivá-los a convencer os pais sobre a rematrícula, além de ajudar a entender as principais expectativas dos alunos em relação à escola.

Rematrícula escolar: como lidar com a inadimplência?

A fase de rematrícula escolar é um momento delicado para os responsáveis que não estão em dia com os pagamentos da mensalidade. Para melhorar a negociação entre os alunos inadimplentes, as escolas podem oferecer alternativas facilitadas de pagamento, parcelamento, desconto ou redução dos juros ou multa. 

Em algumas situações específicas, os gestores também podem levar em conta as notas do aluno para oferecer bolsas ou alguma facilidade que ajude os pais com dificuldades financeiras.

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