Menu fechado

O quê é Robótica Educacional e como implementar na sua escola?

Levando em conta os constantes avanços tecnológicos, cada vez mais o tema robótica educacional tem se tornado uma pauta vigente.

Veja também: + Como gerenciar a captação de alunos com o auxílio de um CRM?

Não há como negar que a robótica tem sido um dos campos mais emocionantes e de mais rápido crescimento na ciência e na tecnologia nas últimas décadas, vide as inteligências artificiais.

Sua aplicação abrangente tem revolucionado indústrias, desde manufatura e medicina até exploração espacial. Mas, além desses domínios, um aspecto da robótica que tem ganhado destaque é a robótica educacional.

A Robótica Educacional é uma forma inovadora e interativa de ensino que integra disciplinas como ciência, tecnologia, engenharia e matemática – conhecidas coletivamente como STEM.

Ela oferece aos alunos a oportunidade de aprender essas matérias complexas de maneira prática e divertida, projetando, construindo e programando seus próprios robôs.

Além do mais, implementar a robótica no âmbito escolar é uma das formas de contribuir para o desenvolvimento de habilidades que são fundamentais para todo ser humano, como pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe.

Por isso, se você quer entender um pouco melhor sobre a robótica educacional e como implementar nas instituições de ensino, basta continuar a sua leitura nos parágrafos seguintes.

O que é robótica educacional?

Em suma, a robótica educacional nada mais é que um tipo de abordagem de ensino interdisciplinar. Para tal, se utiliza da robótica como sendo uma maneira de oferecer e promover o ensino de diversas disciplinas, bem como:

  • Ciência;
  • Tecnologia;
  • Engenharia; 
  • Matemática.

O intuito de integrar a robótica às instituições de ensino é de usar o design e a construção de robôs de uma forma que seja mais divertida e envolvente.

Assim, torna-se um pouco mais fácil de fazer com que os alunos se interessem por conceitos um pouco mais complexos em áreas como matemática, física e programação de computadores, por exemplo.

Na grande maioria das vezes, alunos que fazem parte de programas de robótica costumam trabalhar em equipe para que possam construir, projetar e programar robôs para fazer tarefas mais específicas. Sendo assim, contribui para desenvolver habilidades como o trabalho em equipe e um pensamento crítico.

Veja também: + Marketing Escolar: qual a importância para a escola?

Além do mais, alguns desses projetos tendem a envolver uma série de combinação de habilidades mais técnicas e criativas. Por conta disso, costumam suscitar competições saudáveis ou apresentações, onde os alunos podem mostrar do que os seus robôs são capazes de fazer.

Não há como negar que esse tipo de abordagem é muito eficaz para poder manter os alunos muito maior motivação.

Por fim, investir em robótica educacional é uma das formas de preparar as crianças para as carreiras futuras, em especial no que tange aos campos técnicos.

Como implantar a robótica educacional em sua escola?

Para poder implementar a robótica nas escolas, acaba sendo necessário realizar algumas mudanças que podem ser bem drásticas, mas que não necessariamente precisam ser altamente complexas.

Na verdade, essa implementação pode ser muito mais simples do que se imagina, mas saber como fazer isso é fundamental para poder alcançar os resultados e que eles de fato sejam eficazes.

Deve-se ter em mente de que existem algumas ações e recursos que são vitais para que a instituição de ensino possa implementar a robótica educacional da maneira correta, como por exemplo:

  1. Capacitação dos professores: essa deve ser a primeira etapa, haja vista que eles serão os responsáveis por ensinar os alunos tudo aquilo que se refere à prática e teoria robótica;
  2. Material: em seguida, é preciso pensar em investir nos materiais que os educadores e alunos irão usar nas aulas práticas, como componentes eletroeletrônicos e mecânicos;
  3. Espaço: o ideal é que se tenha um espaço dedicado para montar uma oficina robótica, onde os professores irão ministrar as suas aulas e até mesmo um ambiente em que os alunos possam realizar os seus projetos;
  4. Conteúdo: deve-se focar em obter conteúdos didáticos, voltados tanto para professores quanto para os alunos.

Outro aspecto a se manter atento é a respeito do fornecedor. O ideal é apostar em um que possa lhe oferecer um material de alta qualidade e que tenha flexibilidade.

Dizemos isso porque acaba sendo essencial para que a escola possa alcançar todo o seu potencial de ensino da robótica para os alunos.

Quais cuidados a escola deve tomar?

Primeiro de tudo, é essencial que a escolha planeje todo o conteúdo que irá aplicar aos alunos. O ideal é que se obtenha um material que atenda a todas as necessidades, sendo bastante diversificado.

Além disso, a escola deve entender que não se deve trabalhar a tecnologia de forma isolada. Ela deve contribuir para que todos os alunos possam desenvolver habilidades e entender conceitos à medida que estudam as disciplinas.

A partir disso, implementar a robótica educacional em sua instituição deve visar o estímulo da multidisciplinaridade.

Por fim, a escola também deve se preocupar em garantir que o fornecedor terá os melhores materiais para cada faixa etária. Mas, deve-se fazer isso sempre levando em conta os conteúdos que cada estudante irá aprender.

Deve ocorrer um correto alinhamento entre tecnologia e aquilo que os educadores apresentam na sala de aula. Assim, terá a garantia de desenvolver projetos da maneira correta.

Quais são as vantagens de uma escola que adota a robótica educacional?

Uma das principais vantagens é que ela estimula o pensamento crítico e a resolução de problemas. Isso ocorre porque o processo de construção e programação de robôs apresenta aos alunos uma série de desafios que exigem soluções criativas e inovadoras.

Além disso, integrar a robótica ao ambiente educacional é essencialmente uma abordagem prática de aprendizado.

Ela permite que os alunos aprendam por meio da experiência direta, o que torna o entendimento de conceitos complexos mais palpável e interessante.

Isso é especialmente benéfico para alunos que podem ter dificuldades com as abordagens de ensino mais convencionais.

Além disso, ela prepara os alunos para o futuro, proporcionando experiência prática com tecnologia e ciência, campos que são cada vez mais relevantes em quase todas as áreas da vida.

A robótica nas escolas também tem o potencial de despertar o interesse dos alunos em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, conhecidas coletivamente como STEM.

Por fim, no que diz respeito ao currículo escolar, a Robótica Educacional pode adicionar uma dimensão nova e emocionante, tornando o aprendizado mais relevante e envolvente para os alunos.

E, igualmente importante, a robótica ensina os alunos a persistirem em face de falhas e contratempos, uma habilidade valiosa que eles poderão aplicar em muitos aspectos de suas vidas.

Post relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *