Criada por Rudolf Steiner, a pedagogia Waldorf é uma metodologia de ensino que promove no aluno o conhecimento de mundo e de si mesmo. Apesar de estar presente em muitas escolas do Brasil, a Escola Waldorf ainda é pouco conhecida e muito estigmatizada.
Pensando nisso, o portal Melhor Escola preparou um circuito de palestras para abordar o pensamento de grandes autores da educação. O segundo encontro contou com a professora Tatiana Raffaelli da Escola Waldorf São Paulo que apresentou um pouco mais sobre o Rudolf Steiner e a Escola Waldorf.
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Separamos aqui alguns pontos principais da palestra, mas você pode assistir o conteúdo completo no link abaixo.
Contexto histórico e surgimento da Escola Waldorf
Rudolf Steiner, nascido em 19861, criador da Escola Waldorf, é um filósofo, educador e estudioso do desenvolvimento humano. Nesses estudos ele elaborou a Antroposofia, uma base filosófica a qual dá segmentação para a metodologia Waldorf. Ou seja, é um braço da antroposofia.
Sendo assim, a pedagogia Waldorf nasceu depois da primeira guerra mundial (1914 a 1918), na Europa. Nesse cenário de caos que estavam vivendo, Steiner cria alguns ideais de como eles iriam transformar a sociedade, uma nova organização social.
Tais ideias são conhecidas hoje em dia como trimembração do organismo social (um preceito da pedagogia Waldorf). Para ele, a sociedade e os organismos sociais devem ser organizados em 3 esferas as quais, apesar de terem funções independentes, interagem entre si. São as esferas:
Econômica:
- A economia deveria ser regida pela fraternidade, ou seja, deveríamos dividir mais as coisas na esfera econômica.
Jurídica:
- Deveria ser regida pela igualdade, ou seja, todo mundo seria igual perante a lei.
Cultura:
- Devia ser regida pela liberdade, garantindo mais possibilidade de expressão e auto expressão.
A primeira aplicação dela foi em uma escola para filhos de operários alemães de uma fábrica de cigarros chamada Waldorf-Astoria. Porém, antes disso, ele proferiu uma palestra para os trabalhadores dessa fábrica os quais gostaram muito e queriam que seus filhos tivessem aulas a partir dos princípios apresentados.
A Pedagogia Waldorf
Como já dito, essa é uma das metodologias que mais cresce no mundo. Além disso, ela é uma das que mais atendem as demandas para o século XXI. Entretanto, ainda há pouco conhecimento sobre ela. Exemplo disso é que as pessoas pensam que se trata de uma escola de arte, quando na verdade, o professor transforma o ato de educar em um ato artístico, seja qual for a matéria.
Além disso, ela busca trabalhar a essência do ser humano para que ele consiga trabalhar suas habilidades e potencialidades. Dessa forma, ao se entender melhor, ele pode colocar essas suas habilidades em prol da sociedade.
Outro ponto importante sobre a Escola Waldorf é que ela defende que o desenvolvimento dos seres humanos ocorre em grupos de sete anos, são denominados setênios:
1 – Primeiro setênio:
Aqui, as crianças precisam desenvolver a corporalidade. Portanto, elas irão aprender de forma livre e brincando, plantando, subindo em árvores e muito mais. Além disso, nessa fase tem-se o princípio de mostrar para elas que o mundo é bom.
2 – Segundo setênio:
No segundo setênio, as crianças aprendem que o mundo é belo. Ou seja, as matérias são apresentadas de forma com que elas queiram adentrar e fazer parte desse mundo. Aí entra a questão artística.
3 – Terceiro setênio:
Já no último setênio, os jovens aprendem que o mundo é verdadeiro. Isso se dá pelo fato de que o pensar já está amadurecido e é a fase de começar a ter mais criticidade e questionamento.
É importante destacar também que na Escola Waldorf não há um currículo do que deve ser seguido. Há indicações antropológicas para cada faixa etária do que deve ser abordado nas crianças. Sendo assim, o professor possui liberdade para abordar os temas da forma que quiser.
A pedagogia Waldorf se adequa a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e ela é indicada a qualquer um que tenha comprometimento pois não é somente uma escola, é uma visão de mundo e de sociedade. Portanto, é importante que o interesse venha dos pais, ou responsáveis, e das crianças, para que queiram se comprometer com isso.
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