Catavento Espaço De Educação

Estrada Washington Luís, 224 - Sape, Niterói - RJ - Rio De Janeiro

Qual a estrutura do Catavento Espaço de Educação?

O Catavento Espaço de Educação oferece toda a estrutura necessária para o conforto e desenvolvimento educacional dos seus alunos, como por exemplo: Alimentação, Área Verde, Quadra Esportiva Coberta, Parquinho, Sala de leitura, Refeitório, Sala de professores, Pátio Descoberto, Banda larga, Internet, Lixo reciclável.

Sobre o Catavento Espaço de Educação

Desde 1981 a CATAVENTO acredita que conhecimento deve estar em sintonia com autonomia de pensamento e ação.

A CATAVENTO acredita no conhecimento construído em parceria com o aluno, que parte de sua experiência e de seu próprio universo na busca pelo saber.

Nossa proposta pedagógica tem como pilar o princípio de aprendizagem ativa e se baseia nos trabalhos de Heloísa Marinho, no currículo High/Scope e nas obras de Paulo Freire, Henri Wallon, Jean Piaget, Vygotsky, Howard Gardner e Freinet.

A criança constrói conhecimento através de ações sobre o ambiente à sua volta, focalizando o desenvolvimento individual e a integração das diferenças. Por isso a formação de cidadania tem lugar de destaque no currículo desde cedo.

Na Educação Infantil, a conquista progressiva da autonomia, os cuidados com o corpo, o aprendizado da expressão das emoções e a exploração do ambiente levam a criança a se perceber como parte integrante e agente transformador do espaço.

No Ensino Fundamental, motivados por atividades diversas que vão de artes a informática, de matemática a música, os alunos aprendem o conteúdo curricular associando os conceitos à noções de responsabilidade diante do mundo. A pedagogia de projetos é uma prática que acompanha toda a proposta, promovendo o trabalho interdisciplinar e propiciando o desenvolvimento de inteligências múltiplas.

A pesquisa e a experimentação são desenvolvidas por meio de práticas em sala de aula ou na área externa, sendo o ponto de partida para o aprendizado. Dessa forma a criança sedimenta a construção de seu conhecimento em um espaço organizado com materiais ou ainda com o aproveitamento de recursos naturais, que promovem a ampliação do raciocínio lógico, do espírito crítico, da capacidade de fazer escolhas e tomar decisões.

Os alunos da CATAVENTO aprendem a pensar o mundo de forma ampla, levando em consideração a complexidade que nos cerca, elaborando soluções criativas para os problemas cotidianos e exercitando importantes habilidades.

Infraestrutura

Instalada em 7000m² de área verde, com árvores frutíferas para consumo, flores e hortaliças, a Catavento tem salas amplas e integradas ao espaço externo, facilitando a exploração concreta do meio ambiente pela criança. No Ensino Fundamental todas as salas possuem lousas digitais interativas, tornando as pesquisas mais dinâmicas e significativas.

Uma quadra poliesportiva coberta, captação de água de chuva, um campo aberto com brinquedos para recreação ao ar livre, além de árvores para escalada, compõem a área de lazer voltada ao contato com a natureza e ao desenvolvimento da psicomotricidade.

A CATAVENTO também tem salas de leitura, de música, de movimento e hortas cultivadas pelos alunos nos tempos de Educação Ambiental. O refeitório, está aparelhado com buffet e música ambiente para a construção de autonomia e de bons hábitos alimentares, com cubas preparadas para desenvolver consciência de utilização de água e resíduos orgânicos e inorgânicos e com instrumentos para as aulas de culinária. Na cozinha, refrigerada para garantir o bem-estar de nossas profissionais, são elaboradas todas as refeições.

O Catavento Espaço de Educação é bem avaliado?

Qual o endereço do Catavento Espaço de Educação?

O Catavento Espaço de Educação se localiza em: Estrada Washington Luís, 224 - Sape, Niterói - RJ. As informações de contato se encontram abaixo.