Colégio Itapuca

Rua Professsor Ernani Faria Alves, 124 - Serra Grande, Niterói - RJ - Rio De Janeiro

Qual a estrutura do Colégio Itapuca?

O Colégio Itapuca oferece toda a estrutura necessária para o conforto e desenvolvimento educacional dos seus alunos, como por exemplo: Laboratório de informática, Pátio Coberto, Biblioteca, Quadra Esportiva Descoberta, Sala de leitura, Refeitório, Laboratório de ciências, Sala de professores, Pátio Descoberto, Banda larga, Internet.

Sobre o Colégio Itapuca

COLÉGIO ITAPUCA: 35 ANOS DE HISTÓRIA

O Colégio Itapuca, nascido curso pré-vestibular em 1º fevereiro de 1982, trouxe sempre a disposição de mudar o que se é para tornar-se o que deseja ser.

Projeto Pedagógico

Contamos com toda a tecnologia e contextualização das apostilas da Rede Pitágoras para fazer um trabalho sério de forma lúdica.

Aprender a ser: Um dos objetivos da educação deve ser o desenvolvimento total do ser humano, para que possa ter pensamento próprio, livre, capaz de realizações individuais e coletivas, como pessoa e como cidadão. Aprender a fazer: As transformações sociais pedem que o processo educativo desenvolva habilidades para novas aptidões, possibilitando a passagem da teoria para a prática e o trânsito da ciência para a tecnologia e desta para a sociedade. Aprender a conviver: Educar é também preparar para a vida em comum, para a realização de projetos em sociedade e possibilitar a gestão de conflitos – que são inevitáveis – de forma inteligente. Aprender a aprender: Pensando em uma educação ampla com possibilidade de especialização, os instrumentos de conhecimento são meio e fim. Meio para compreender e agir no mundo. Fim porque em si possibilitam o prazer do saber. Aprender a conhecer permite que a educação se torne um processo permanente, por toda vida, dentro e fora da escola. Aprender a desaparecer: O aprendiz autônomo precisará da capacidade de gerar também autonomia no outro. Para isso, deve aprender a produzir projetos e relações realmente sustentáveis: que se sustentem sem ele. O sujeito deve também poder se fundir ao seu coletivo, sem que seus valores individualistas ou egoístas esmaguem as necessidades básicas à vida em conjunto. Aprender a desobedecer: Com a prudência e com o coletivo, é preciso que o sujeito seja capaz de fazer críticas não ofensivas nem depreciativas, mas que não deixe o fato de algo ter-lhe sido ordenado o justifique a cometer tiranias. É preciso desobedecer o que está instituído, quando este colocar em risco o bem-estar humano: uma das funções primordiais da educação “é garantir que Auschwitz não se repita”. Aprender a Desaprender: O educando está em mudança, em momentos do porvir. Não é focado na memorização que ele deve agir, mas sentindo o seu presente agir sobre as forças que o atravessam. Ademais, há preconceitos históricos a serem desaprendidos, há más lições, maus hábitos dos quais ele deve ser c Humanismo, Ensino Holístico, Coletivismo Horizontal e Rede: Priorizar o ser humano (multicultural, múltiplo, autônomo), enquanto uma totalidade viva para a formação e compreensão de grupos unidos, respeitosos, em busca do bem comum, percebendo que os coletivos estão intrincados em uma trama infinitamente complexa, tornando a responsabilidade e a incerteza duas faces fundamentais nas tomadas de decisão. Excelência: Buscar aproximar o real do ideal, e não o contrário, conscientes da impossibilidade de alcançar utopias, mas produzindo oportunidades dentro das possibilidades que se apresentem. A oportunidade para cada educando é o tamanho do mundo e a qualidade de vida que ele poderá ter, e por isso o objetivo não pode ser menor que a excelência: a educação intervém diretamente nas chances de uma formação não só imediatamente daquele sujeito, como de todos que ele vier a afetar.DIFERENCIAIS: Localização privilegiada; Espaço físico planejado; Segurança constante; Horários inteligentes e Cenários de Aprendizagem.

O Colégio Itapuca é bem avaliado?

Qual o endereço do Colégio Itapuca?

O Colégio Itapuca se localiza em: Rua Professsor Ernani Faria Alves, 124 - Serra Grande, Niterói - RJ. As informações de contato se encontram abaixo.

• Rua Professsor Ernani Faria Alves, 124 - Serra Grande, Niterói - RJ

As informações contidas e/ou mencionadas nestas páginas são utilizadas legalmente.Todas as informações exibidas são de domínio público, podendo ter sua autenticidade facilmente verificada por meio do Censo Escolar, Portal do Enem e/ou Indicadores Educacionais do INEP.