Colégio Interativa – Senador Canedo
Rua Goiânia, Quadra 6a, Lote 6 a10 - Vila Santa Rosa, Senador Canedo - GOInformações da escola
Linha Pedagógica
O Colégio Interativa a fim de atingir sua finalidade social, busca como tarefa, conduzir o aluno a uma aprendizagem crítica e criativa, contando para isto com a participação de toda comunidade escolar, bem como, da comunidade na qual está inserido.
Traçar as diretrizes que tornam o estabelecimento, um espaço educativo, capaz de formar cidadãos conscientes, participativos, críticos e prontos para enfrentar e se adaptar às mudanças do dia a dia da sociedade moderna.
Ao realizarem essa interação, os educandos estarão construindo suas identidades como cidadãos em processo, capazes de serem protagonistas de ações responsáveis, solidárias e autônomas em relação a si próprios, às suas famílias e a comunidade.
A proposta não é estática, ela assume ao mesmo tempo uma natureza de flexibilidade, utopia e concretização, é um processo permanente no qual avalia-se, critica-se e reformula-se as atitudes a serem adotadas dentro da escola.
Filosofia
A Instituição que queremos é uma unidade escolar que prepare o aluno(a) para enfrentar o mundo atual, como cidadão participativo, democrático, crítico, conhecedor dos seus direitos e deveres, que transcende os conteúdos curriculares e se integre nas questões contemporâneas, no ambiente, na saúde, na sexualidade, nas questões éticas relativas à igualdade de direitos, à dignidade do ser humano e à solidariedade, onde os profissionais reflitam constantemente a respeito dos problemas educacionais não só da própria escola, mas da comunidade, da cidade, do Estado, do país e do mundo.
A concepção de educação parte dos pressupostos filosóficos em que se acredita que a educação é o meio pela qual a sociedade se reproduz e se renova cultural e espiritualmente, com consequências não só materiais, mais também culturais. Portanto, preocupamos com a formação histórica de nossos (as) alunos (as), formação esta que, busca na reprodução, a manutenção do conhecimento já adquirido e na renovação e preparação para lidar com os desafios emergentes do mundo moderno de forma democrática, crítica, coerente e criativa.
Para tal, organizamos um currículo que busca atender nossos educandos nas diferentes áreas do conhecimento, a fim de que eles sejam estimulados a pensar através de diferentes formas de linguagem, tais como: oral e escrita, musical, teatral, lógico-matemática, plástica, filosofia, como também das relações pessoais.
Princípios
Educar e cuidar de crianças e adolescentes na educação infantil, ensino fundamental, e ensino médio supõe definir previamente como serão desenvolvidas as práticas pedagógicas para que as mesmas e suas famílias sejam incluídas em uma vida plena, com os seguintes fundamentos norteadores:
> Princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum;
> Princípios políticos dos direitos e deveres da cidadania, do exercício da criticidade e do respeito a ordem democrática;
> Princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade, da qualidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.
Estes princípios norteam/fundamentam as práticas pedagógicas desta Instituição, pois será através da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, que a ética fara parte da vida cidadã dos (as) nossos (as) alunos.
Da mesma forma os direitos e deveres de cidadania e o respeito à ordem democrática, ao orientarem as práticas pedagógicas, introduzirão cada aluno(a) na vida em sociedade, a equidade e a felicidade para o indivíduo e para todos. O exercício da criticidade estimulará a dúvida construtiva, a análise de padrões em que direitos e deveres devem ser considerados, na formulação de julgamentos.
Objetivos gerais
- Resgatar uma educação que seja capaz de interferir no processo global do ser humano, de capacidades, que permitam na realidade, transformá-la, garantindo o acesso, a permanência e a promoção dos(as) alunos(as) na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio tendo em vista uma educação voltada para a prática social e conhecimento do mundo.
- Promover ações educacionais coletivas, destacando pontos comuns de trabalho da comunidade escolar: autonomia, interação e cooperação, atenção à diversidade para a aprendizagem, organização do trabalho escolar – gestão de tempo, seleção de recursos didáticos e decisões sobre o processo de avaliação, tendo em vista uma educação voltada para a prática social e conhecimento do mundo.
Metas
O Colégio Interativa pretende realizar uma nova proposta de trabalho envolvendo projetos específicos e interdisciplinares voltados para a necessidade dos(as) nossos (as) alunos(as) principalmente na qualidade do ensino.
Para tornar o educando sujeito de seu conhecimento, a Instituição procura despertar nos mesmos a consciência crítica e a inserção nas pesquisas, observações, registros de dados coletados, como forma de produção do saber:
> Organizar na Instituição, um espaço de estudo e aperfeiçoamento pedagógico de ensino por excelência, em consonância com as exigências do novo milênio.
> Possibilitar condições para a formação de dicentes felizes, solidários, éticos, que exercitem a cidadania visando à participação construtiva da sociedade.
Onde fica o Colégio Interativa – Senador Canedo?
Rua Goiânia, quadra 6A, Lote 6 a10 - vila santa rosa, Senador Canedo - GO (62) 3010-0291 [email protected]