Comunitaria De Campinas Escola
R Egberto Ferreira De Arruda Camargo, 650 - Notre Dame, Campinas - SPInformações da escola
Há 35 anos a Comunitária mantém uma proposta educacional inovadora. É gerida por uma Sociedade sem fins lucrativos, em que pais, professores e funcionários...
Há 35 anos a Comunitária mantém uma proposta educacional inovadora. É gerida por uma Sociedade sem fins lucrativos, em que pais, professores e funcionários são sócios. Cada parcela contribui com o todo, garantindo a autonomia da equipe pedagógica, a eficiência administrativa e uma gestão econômico-financeira responsável e equilibrada. A interdependência entre o administrativo e o pedagógico é legitimada pelo estatuto da Sociedade e pelas relações estabelecidas com base na cooperação, colaboração e respeito.
A qualidade do ensino/aprendizagem relaciona-se às experiências e ao conhecimento construído: saber, saber fazer e ser. O conhecimento compõe uma rede de relações significativas, é contextualizado e trabalhado de forma interdisciplinar. O aluno desenvolve atitude de busca constante: pesquisa e analisa os dados, explicita seus pensamentos, depara-se com outras maneiras de pensar, fundamenta suas opiniões, lê criticamente a realidade, soluciona problemas, enfrenta desafios, cria alternativas... Forma a consciência de que estudar e aprender é uma prática da vida. Nossa metodologia oferece possibilidades de interação e construção para que o aluno, pelo pensamento e ação, desenvolva habilidades que compõem as competências imprescindíveis a sua vida.
As novas tecnologias são ponte entre o conhecimento e os alunos. O professor fornece parâmetros que orientam o seu uso eficaz e ético, o que, na educação, faz toda a diferença. As artes realizam a formação estética e cultural: a sensibilidade complementa a racionalidade. O aluno vivencia modalidades artísticas: Artes Visuais e Corporais, Música, Teatro e Fotografia até o Ensino Fundamental e no Ensino Médio, Design, Cinema e Produções em Multimídia. A consciência corporal e o esporte são muito valorizados. Brincadia, Jogos da Primavera e Olimpíada são eventos anuais. Para a capacitação e a atualização do professor, há uma estrutura de formação: Colegiado Pedagógico, coordenadores de área e orientadores educacionais. Reuniões semanais viabilizam troca, discussão, planejamento e trabalho em grupo. A escola é espaço privilegiado para o conhecimento de si e do outro. Os princípios e valores norteiam as atitudes, através da compreensão crítica, convívio, afeto e percepção do outro. Nas relações cotidianas, vivencia-se o compromisso com as regras, resolução de conflitos, diálogo e consequências. As atividades solidárias, sociais e políticas integram o currículo. A avaliação é feita durante o processo para reorientar professor e aluno. As produções do aluno (atividades, trabalhos e provas) estão sob o olhar do professor; são avaliadas diante dos objetivos. Os simulados do ENEM e dos exames das principais universidades fornecem, também, parâmetros avaliativos.
Atividades ExtracurricularesA prática do Estudo do Meio nasceu com a própria ECC e vem sendo aprimorada e revista a cada ano. Além de ser um momento de grande riqueza do ponto de vista cognitivo, que nos...
A prática do Estudo do Meio nasceu com a própria ECC e vem sendo aprimorada e revista a cada ano. Além de ser um momento de grande riqueza do ponto de vista cognitivo, que nos permite um contato direto com o nosso ponto de estudo formado um elo de ligação entre conceito teórico e a realidade, é também um momento rico de integração entre alunos e professores. Um Estudo do meio não pode ser confundido com um passeio ou excursão. Qualquer saída com os nossos alunos (da educação Infantil ao Ensino Médio) deve ser feita com a expectativa de adquirirmos grandes resultados, desde que seja muito bem preparada, considerando não apenas o aspecto da aprendizagem, mas também a sociabilização. Embora haja sempre uma inter-relação de diversas áreas, aqui na ECC o Estudo do Meio merece uma atenção especial dos núcleos de Geografia e História, que consideram “ amostra de algo maior” - uma amostra significativa da realidade, através da qual o professor consegue garantir junto aos alunos uma relação do conteúdo estudado frente a outros contextos, resgatando no campo conceitos trabalhados durante o ano todo. Preparar um Estudo do Meio é difícil e laborioso, exigindo um planejamento em várias etapas: a escolha e o reconhecimento do local, as áreas envolvidas, a seleção do conteúdo, a orientação e preparo dos alunos com relação a posturas, atitudes e regras do grupo; o preparo dos professores que vão e dos que aqui ficam, procurando garantir a normalidade das aulas nas outras classes. A integração e disponibilidade da nossa equipe de professores, aliada à seriedade e valorização desse trabalho, bem como à compreensão e confiança depositada pelos pais, têm permitido aos nossos alunos repetirem essa experiência (com novos enfoques e novos conteúdos) em todos os cursos, proporcionando-lhes, sem sombra de dúvidas, uma grande soma de conhecimentos e experiências para a vida toda.
2 - Exposições
Com o objetivo de valorizar os trabalhos produzidos pelos alunos, a Escola realiza diversas exposições ao longo do ano letivo - trabalhos de arte, de literatura, fotografias, maquetes, exposições de trabalhos realizados em sala de aula e em estudos do meio. A intenção é mostrar o que é feito nos diversos cursos e estimular expositores e visitantes, incentivando a apreciação e elevando o conhecimento. 3 - Teatro Desde cedo, as crianças têm oportunidade de entrar em contato com o teatro na Escola. As peças são cuidadosamente selecionadas pelos professores. Algumas vezes, os alunos é que vão ao teatro, acompanhados pelos professores. No curso de Ciclos I e II, os alunos já começam a fazer os seus primeiros ensaios artísticos e a apresentá-los à própria classe ou a alunos de outras classes. Os alunos passam a ter um contato maior com o teatro. O trabalho funciona como uma espécie de laboratório, em que têm oportunidade de ampliar conhecimentos e analisar o seu trabalho. 4 - Olímpiada e Jogos da Primavera A idéia de uma Olimpíada surgiu depois de várias conversas entre o Núcleo de Educação Física e a Coordenação Pedagógica, que já vinham percebendo a necessidade de promover alguma atividade especial aqui na Escola, ligada a essa área , que pudesse envolver a todos de forma não acadêmica. Em 1990, foi realizada a I Olimpíada Comunitária, entre alunos de 5ª série a 2º Grau, superando todas as expectativas. A participação e o interesse dos alunos, aliados ao incentivo e companheirismo dos professores e funcionários da Escola, vieram comprovar a importância do evento, que passaria então a fazer parte do calendário da ECC, repetindo-se a cada ano. A partir daí, os alunos do 2ºs ao 5ºs anos, que acompanhavam toda a movimentação da Escola, demonstraram um grande desejo de participar também dessas atividades. Novamente a equipe se reuniu e, pensando nos objetivos mais específicos desse curso, decidiu criar os Jogos da Primavera, destinado especialmente aos alunos de 2ºs ao 5ºs anos, que antecederia a Olimpíada. A preparação dos dois eventos requer um cuidado todo especial da equipe, que avalia as experiências anteriores, revê e atualiza os seus objetivos, considerando que “a Escola, e em especial a quadra de esportes, deve ser exemplo de democracia, mesmo porque não nos interessa a criação de modelos atléticos nem heróis recordistas na instituição escolar” (reflexão de Fanny Abramovich).
Sociedade ComunitáriaSociedade Comunitária de Educação e Cultura - Uma escolha consciente... Ao escolhermos a Escola Comunitária para a educação de nossos filhos, optamos...
Sociedade Comunitária de Educação e Cultura - Uma escolha consciente... Ao escolhermos a Escola Comunitária para a educação de nossos filhos, optamos não apenas por uma filosofia de ensino-aprendizagem, mas também pela sociedade que lhe dá suporte - a Sociedade Comunitária de Educação e Cultura (SCEC). Criada por um grupo de pais e educadores, a fim de viabilizar uma proposta pedagógica fundamentada numa concepção filosófica, a SCEC possui o seu próprio estatuto. Fundada e constituída a 07 de novembro de 1977, por tempo indeterminado e sob a forma de Sociedade Civil, a SCEC é gerida pela Assembléia Geral dos Sócios, que ocorre, ordinariamente, duas vezes ao ano e extraordinariamente, quando necessário. Subordinada a ela, funciona o Conselho Comunitário, que é o principal fórum de debates sobre as questões fundamentais da Sociedade. O Conselho, congregando todos os setores da Sociedade, se reúne mensalmente, sendo constituído por representantes de pais, professores, funcionários e alunos. A estrutura administrativa da ECC é formada por uma diretoria não remunerada, eleita em Assembléia, composta de 06 diretores (04 pais e 02 professores). O Conselho Administrativo, além de ser responsável pelo encaminhamento dos trabalhos específicos, decididos com base nos parâmetros definidos no Conselho Comunitário e na Assembléia Geral dos sócios, deve coordenar e orientar os trabalhos das Comissões Operacionais.
A Comunitaria De Campinas Escola oferece toda a estrutura necessária para o conforto e desenvolvimento educacional dos seus alunos, como por exemplo:
- Laboratório de informática
- Pátio Coberto
- Quadra Esportiva Coberta
- Biblioteca
- Quadra Esportiva Descoberta
- Parquinho
- Refeitório
- Laboratório de ciências
- Sala de professores
- Pátio Descoberto
- Banda larga
- Internet
- Lixo reciclável
Onde fica a Comunitaria De Campinas Escola?
r egberto ferreira de arruda camargo, 650 - Notre Dame, Campinas - SP (19) 3758-8500 [email protected]