O planeta que construímos hoje será a herança deixada para as crianças e adolescentes, e esse ciclo continuará se repetindo para as próximas gerações. Falar sobre ser sustentável é cada vez mais urgente, por isso existe uma necessidade crescente em aplicar atividades sobre sustentabilidade no meio educacional.
Qual a importância de trabalhar atividades sobre sustentabilidade na escola?
Ao aplicarmos atividades sobre sustentabilidade para crianças e adolescentes, estamos formando ideias e valores que eles levarão para o resto da vida. A preservação dos recursos naturais é uma responsabilidade de todos e deve ser ensinada desde cedo.
Esse conhecimento vai além da teoria e é colocado em prática com ações diárias, como por exemplo ao guardar o papel de uma bala ao invés de jogá-lo na rua, ou então no uso consciente da água quando se toma banho.
Ainda de acordo com a UNESCO, existem quatro objetivos da educação ambiental para as crianças:
1) Conscientização e sensibilização em relação aos problemas ambientais;
2) Fomentação do interesse sobre cuidados e melhorias do meio ambiente;
3) Desenvolvimento, ainda na infância, da capacidade de aprender sobre o meio que está a nossa volta;
4) Ampliar os conhecimentos ecológicos, em assuntos como energia, paisagem, ar, água, recursos naturais e vida silvestre.
10 atividades sobre sustentabilidade para serem feitas na escola
1) Separação de lixo na sala de aula
O descarte incorreto do lixo traz consequências socioambientais como poluição na água, solo e ar, além da proliferação de vetores de doenças. Aprender sobre o tema, de forma lúdica, gera um incentivo para as crianças aplicarem as práticas no dia a dia.
Primeiramente, oriente qual lixo é reciclável e não é; ensine a maneira correta de higienizá-lo para descarte e proponha que os alunos levem os materiais para a sala de aula, para que essa separação seja feita de forma coletiva.
2) Visitação em fazendas e viveiros
Despertar a curiosidade, atiçar os cinco sentidos dos mais novos e gerar diversão fora da sala de aula pode fazer toda a diferença quando falamos de atividades sobre sustentabilidade.
As visitas em ambientes naturais, ou de conservação, faz com que as crianças e os adolescentes tenham contato com a verdadeira natureza. Elas veem as diversas cores, sentem o “cheiro de mato”, sentem texturas diferentes quando tocam nas plantas, escutam os animais e, dependendo do local, podem até provar alimentos cultivados ali.
Esse tipo de atividade pode ser realizada em jardins botânicos, hortos florestais, zoológicos ou fazendinhas. Vale a pena conferir as opções na sua região!
3) Plantação e cultivo de horta no colégio
Não dá para falar de atividades sobre sustentabilidade sem mencionar o impacto dos agrotóxicos no meio ambiente e na saúde humana. Por isso, aproveite para abordar a temática na plantação e cultivo de uma horta comunitária no colégio.
Além do contato com a natureza, também é possível que os pequenos aprendam sobre compostagem, que nada mais é do que a reciclagem de resíduos orgânicos. Outra consequência positiva da horta é que, após um tempo, dá para fazer receitas com os alimentos cultivados.
Veja também: + Atividades sobre alimentação saudável para educação infantil
4) Participação em limpeza de espaços
Já para as crianças mais velhas, e adolescentes, propor atividades voluntárias de limpeza de terrenos baldios pode ser uma das atividades sobre sustentabilidade mais diferenciada!
Essa é uma forma deles verem os danos do lixo na natureza e de também contribuírem, diretamente, para a preservação de um espaço. Vale a pena atentar-se com a escolha do local e com o preparo do grupo que realizará a ação.
5) Plantação de árvores (arborização)
Sabe aquele campo vazio que está parado há anos no bairro? Por que não tentar propor a plantação de árvores no local? Das mais variadas espécies, frutíferas ou não.
Desta forma, é possível levar aquela aula sobre arborização para um outro meio, além de fazer com que os estudantes coloquem a mão na massa. Com o passar dos anos, eles acompanharão o desenvolvimento dessa atividade.
6) Debates sobre problemas ambientais
Falar sobre meio ambiente é para todas as idades! E gerar debates relacionados ao assunto, também. Afinal, essa é uma forma de instigar os estudantes, gerar dúvidas e incentivar pesquisas sobre.
Os debates podem ser incentivados por filmes, documentários ou livros. Vale a pena levar essa pauta para outras disciplinas, como por exemplo na aula de redação: que tal escreverem um texto sobre impactos das mudanças climáticas?
7) Personalização de ecobags e outros acessórios
O uso de ecobags tem aumentado, por isso personalizar algumas sacolas retornáveis pode ser um jeito lúdico de aprender sobre sustentabilidade. Essa também é uma maneira de integrar as famílias com o tema, pois provavelmente serão os responsáveis que usarão o item ao fazerem compras.
Não só ecobags, mas garrafinhas também podem ser customizadas! A ideia de ter sempre uma garrafinha consigo, evitando o uso de mais plástico para beber água, salva a rotina escolar. Outro ponto: essa ideia pode ser proposta até para lembrancinhas em datas especiais, como Dia das Mães ou Natal.
Veja também: 6 atividades para trabalhar o Dia das Mães na escola
8) Criação de brinquedos recicláveis
Combine com as crianças de trazerem itens que seriam descartados, por exemplo: caixas de sapatos ou ovos, rolinhos de papel higiênico ou papel toalha, tampinhas (alumínio e plástico), garrafas (pets), embalagens de produtos de limpeza, entre outras opções de recicláveis.
9) Teatro
Todas as turmas podem apresentar teatros! Inclusive, dá para abordar diversos temas sobre sustentabilidade a partir da divisão de salas. Além do teatro ser uma forma de aprendizado para os atores, é também uma maneira de passar a mensagem para o público.
10) Produção de peças para divulgar os estudos
Para finalizar as atividades sobre sustentabilidade, os estudantes podem passar o conhecimento obtido adiante. A produção de materiais impressos, para espalhar pela escola, deve ser feita com papel reciclado —e posteriormente reutilizada por outros alunos—.
Apresentações ambientais para outras turmas, criação de vídeos educativos ou divulgação nas redes sociais também são alternativas viáveis, principalmente por não precisarem de papéis.