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Projeto interdisciplinar: 4 ideias de como criar um

Um projeto interdisciplinar integra conteúdos de duas ou mais disciplinas, criando um tipo de abordagem metodológica capaz de dar uma visão mais ampla dos temas para os estudantes. 

Por isso, os projetos interdisciplinares são um formato eficiente para associar assuntos em comum e até matérias distintas, como português e física. Ele deve abordar, igualmente, as áreas do conhecimento e, através delas, chegar em um único resultado.

A ideia é que os professores possam propor aos estudantes temas para projetos interdisciplinares que desenvolvam a capacidade de correlacionar assuntos, por exemplo, ao montar um roteiro de vídeo-aula para a construção de um robô

Neste artigo você vai ver:

  • O que é projeto interdisciplinar?
  • Qual o objetivo dos projetos interdisciplinares?
  • Como trabalhar projetos interdisciplinares em sala de aula?
  • Temas para projetos interdisciplinares: 4 ideias modernas

O que é um trabalho interdisciplinar?

Um trabalho interdisciplinar é um modelo de atividade que relaciona duas ou mais disciplinas. No âmbito escolar, o habitual é que a atividade seja direcionada por mais de um professor, geralmente, os responsáveis pelas matérias em questão. 

Cada parte da tarefa deve ficar sob supervisão do profissional responsável por aquela área. No entanto, em um projeto interdisciplinar ensino fundamental 1o ao 5o ano, por exemplo, pode acontecer de apenas o educador da sala cumprir essa função.

A ideia de trabalhos interdisciplinares surgiu no século passado, devido à fragmentação dos conhecimentos nas instituições de ensino. Os alunos aprendiam matemática e filosofia, mas não sabiam relacionar as duas disciplinas.

Por isso, inserir um projeto interdisciplinar desde a educação infantil pode fazer toda a diferença no currículo de formação dos alunos, que só terão benefícios com a prática.

Um exemplo é que, para além da sala de aula, esse modelo de colaboração pode ser aplicado em equipes distintas de uma organização empresarial, com setores diferentes colaborando entre si para a realização de uma tarefa. 

Qual o objetivo dos projetos interdisciplinares?

  • Integrar conhecimentos de diferentes áreas e garantir o seu entendimento e sentido, tanto individual quanto coletivo, pelos alunos;
  • Enriquecer a visão de mundo dos estudantes;
  • Promover o aprendizado de forma significativa e aplicável à realidade;
  • Incentivar o protagonismo e autonomia dos alunos;
  • Instigar a busca por conhecimento em áreas distintas;
  • Permitir o diálogo entre diferentes profissionais e estudantes, através das disciplinas envolvidas;
  • Romper a visão tradicional dos conteúdos por disciplinas (ex: só é possível aprender cálculo nas aulas de exatas);
  • Fortalecer a comunidade escolar como um todo;
  • Desestimular a fragmentação dos saberes.

Como trabalhar projetos interdisciplinares em sala de aula?

Montar temas para projetos interdisciplinares exige escolher quais matérias farão parte da ação. Algumas sugestões de combinações são: 

  • História + matemática = criar um trabalho que apresente a cronologia da história da matemática;
  • Matemática + ciências = trazer a temática meio-ambiente com a demonstração dos números do impacto da poluição global;
  • Física + química = demonstração das reações físico químicas dos elementos;
  • Ciências + artes = desenhar os principais insetos da fauna brasileira e descrever as características específicas de cada um;
  • Artes+ciências = usar materiais da natureza, como terra e urucum, para pintar.
  • Português+geografia = fazer uma redação sobre os aspectos geológicos da Terra;
  • Educação física+português = criar um livro sobre uma modalidade esportiva.

Outras dicas que podem ajudar você na hora de desenvolver o seu projeto interdisciplinar e evitar transtornos durante o desenvolvimento da ideia são: 

  1. Estruturação 

O planejamento de projeto interdisciplinar é essencial e deve conter coisas como: 

  • Tempo de duração;
  • Turmas envolvidas;
  • Profissionais que participarão;
  • Objetivos;
  • Formatos de apresentação;
  • Etapa referente (ex: projeto interdisciplinar ensino fundamental).

Se tratando de um projeto interdisciplinar para educação infantil, precisa-se também pensar na faixa etária das crianças. Apesar de ainda não terem diferentes matérias, existem competências que podem ser mescladas, por exemplo:

  • Socialização e atividade física;
  • Coordenação motora e arte;
  • Criatividade e brincadeira;
  • Resiliência e música.

Planejar um trabalho interdisciplinar também deve envolver estratégias de visibilidade. Essa parte é importante para que haja compartilhamento dos resultados alcançados no processo.

Além de valorizar o esforço dos alunos, a exposição dos projetos interdisciplinares com a comunidade escolar e até as famílias é uma ótima forma de apresentar a instituição e suas competências.

  1. Competências da BNCC 

Para cumprir com os propósitos pedagógicos, liste todas as competências da Base Nacional Comum Curricular que serão trabalhadas no projeto interdisciplinar. 

Essa informação irá auxiliar tanto na organização da ação, quanto para apresentá-la aos pais e à equipe gestora nas reuniões escolares. 

  1. Diálogo

O diálogo é essencial para servir como um momento e alinhamento dos participantes, em que eles irão trocar informações e realizarem os acordos sobre o projeto interdisciplinar.

Essa também é uma forma de incentivar o pensamento crítico e interação dos diferentes estudantes, com o compartilhamento de vivências, compartilhando sugestões. 

Nesse processo, a participação dos professores é indispensável para que sejam feitos os direcionamentos corretos dos temas, tendo como base as disciplinas escolhidas para compor os temas para projetos interdisciplinares.

Temas para projetos interdisciplinares: 4 ideias modernas

  1. Competições com gamificação 

Entre as ideias de temas para projetos interdisciplinares, sugestões relacionadas à gamificação estão em alta. Além de ajudar nos estudos, essa é uma forma de ensinar que os jogos podem ser usados não só para lazer, mas também para aprendizado.

Através dessa atividade lúdica, as disciplinas podem explorar novas tecnologias e engajar os estudantes, que têm a oportunidade até de decifrar cálculos e os códigos responsáveis pelo funcionamento dos games.

Os jogos online, principalmente aqueles que simulam práticas do dia a dia, em um projeto interdisciplinar, podem ser apresentados nos eventos da escola como práticas modernas e tecnológicas.

Porém, quando falamos de gamificação não nos restringimos apenas ao universo digital. Outros tipos de jogos, como de tabuleiros ou cartas, também são válidos para execução da prática.

Criar uma atividade interdisciplinar e aplicá-la em forma de game é uma ótima opção para explorar os interesses atuais dos estudantes, alinhar expectativas, tornar prática e palpável os aprendizados e ainda propiciar uma exposição do contaúdo.

  1. Criação de museu temporário 

Um museu pode contar diferentes histórias, desde temas relacionados às vida de cientistas ou descobertas até o desenvolvimento da vida no planeta Terra, evolução da sociedade e outras ideias.

No caso do trabalho interdisciplinar, a frente de história será indispensável na formação da ordem cronológica dos acontecimentos e para formulação dos contextos da narrativa.

As outras matérias envolvidas no projeto entrarão com o conteúdo denso após definição temática. Juntos, alunos e professores irão definir como e o que será criado e exposto.

Após isso, um espaço na escola deve ser encontrado para realizar a exposição, que se tornará o museu temporário. O tempo que ficará montado também deve ser definido e alinhado.

  1. Elaboração de um jornal 

Para a elaboração de um jornal ou até uma revista ou livro, a frente de português e de literatura serão as mais presentes nesse projeto interdisciplinar! 

Essa é uma ideia que pode ser trabalhada com oportunidade de longo prazo, com divulgação diária, semanal ou mensal, por exemplo. Com foco em diferentes disciplinas, cada edição pode conter um assunto diferente, como: 

  • Geografia: apresentação do Brasil (relevos, fauna e flora, crescimento da população, desenvolvimento das capitais);
  • Ciências: temas como reciclagem, poluição dos rios e mares, agrotóxicos e dicas para reverter hábitos que prejudicam o meio ambiente;
  • Línguas estrangeiras: uma edição totalmente em inglês e espanhol, com histórias ou textos em diferentes formatos literários (cartas, crônicas, poemas). 
  1. Construção de um robô 

Construir um robô, uma traquitana ou até uma maquete, com sucata ou material reciclável, por exemplo, é um jeito de desenvolver um projeto interdisciplinar que envolva física, química, ciências e até artes! 

A ideia é fazer um projeto a partir de produtos que seriam descartados, mas, dependendo da proposta, itens novos podem ser usados também. 

Ao dar visibilidade para o projeto, a comunidade escolar pode inseri-lo em um contexto de apresentação do incentivo à inovação e práticas manuais.

Além da construção de robôs e semelhantes, o trabalho interdisciplinar também pode proporcionar a chance do estudante:

  • Criar um sistema;
  • Aprender eletrônica;
  • Ter aptidão com o uso de diferentes ferramentas;
  • Gerar um programa;
  • Desenvolver noções estruturais.

Então, como inúmeros benefícios e opções, os projetos interdisciplinares são oportunidades muito valiosas para as instituições. Que tal convocar sua escola para criar temas bem legais unindo diferentes disciplinas?

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