A Educação Financeira é uma temática que ganhou muito destaque nos últimos tempos, e no cenário educacional não é diferente!
Atualmente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento nacional que orienta as práticas pedagógicas, traz a Educação Financeira como um tema contemporâneo transversal, ou seja, uma temática que deve permear toda a Educação Básica em seus diferentes componentes curriculares.
Mas será que devemos trabalhar a Educação Financeira na Escola só por ela estar na BNCC?
O que queremos destacar é que a Educação Financeira é muito potente na formação dos nossos alunos e precisa estar em sala de aula, não apenas para cumprir ou seguir documentos oficiais, mas para contribuir com uma formação ética, sustentável, empática e responsável de nossos alunos.
A Educação Financeira não é importante por estar na BNCC, mas ela é importante e, por isso, está na BNCC. A seguir trazemos 6 motivos para a Educação Financeira estar em sala de aula e ser discutida com os alunos:
1. Compreender o universo do dinheiro
Vivemos numa sociedade cujo dinheiro está presente em diferentes contextos e de diferentes formas, sendo engrenagem em muitos processos, desse modo, é fundamental compreender esse universo que vai muito além do dinheiro, da sua conta bancária, mas também está relacionado com consumo, sustentabilidade, impostos, mercado de trabalho, carreira e muitos mais.
2. Promover uma postura crítica diante da sociedade
As discussões sobre Educação Financeira permitem que os alunos compreendam a importância de suas ações individuais e coletivas, bem como o impacto delas na sociedade, além de contribuírem na construção de um modo de existência que valorize e respeite as diferenças, lutando por um mundo mais justo e empático.
3. Conhecer-se
Nunca foi tão importante aprender a se conhecer e compreender nossas emoções e ações, desse modo, o autoconhecimento nos leva a reconhecer e compreender nossas emoções e sentimentos e como podemos lidar com eles no nosso dia a dia, respeitando-os e entendendo a influência deles em nosso comportamento.
4. Conexão de áreas do conhecimento
A Educação Financeira promove conexões das áreas do conhecimento e, com isso, o aluno age como protagonista do processo de aprendizagem, o que o torna capaz de compreender o significado de situações diversas, tornando-o um agente transformador da sua comunidade.
5. Desenvolvimento da comunidade
Um dos pilares que acreditamos na Educação Financeira é sobre o senso de coletividade, suas discussões permitem que os alunos se voltem para seus aspectos individuais, compreendendo-os e projetando-os no convívio social. Desenvolver-se financeiramente (que não é apenas sobre saber organizar o próprio dinheiro) contribui para uma comunidade mais sustentável.
6. Pensamento no futuro
Numa sociedade cada vez mais imediatista, pensar a longo prazo é uma importante habilidade a ser desenvolvida. Com a Educação Financeira é possível desenvolver a capacidade do aluno pensar no seu futuro e no da coletividade, considerando o seu próprio bem-estar financeiro, social e ambiental.
Falar de Educação Financeira na escola é ir muito além de trabalhar sobre finanças pessoais (que entendemos ser importante, mas não suficiente), é buscar novos modos de existir no mundo, compreendendo o papel do dinheiro, promovendo ações que visem a transformação da sociedade, construindo com uma sociedade responsável, ética, sustentável e empática.
Nós da Blocos acreditamos que brincar e jogar são partes essenciais da natureza humana, jogamos desde que nascemos até a vida adulta, nosso raciocínio estratégico para tomada de decisões é baseado em situações de jogo. O ganhador do prêmio Nobel John Nash, conhecido também por inspirar o filme Uma Mente Brilhante, demonstrou como o resultado de ações e estratégias humanas são baseadas em jogos. Muitos autores dedicados à educação, também já pensaram no tema jogo humano, desde Piaget e os seus estudos das fases de desenvolvimento, até Peter Slade com toda a articulação e conhecimentos das bases do jogo dramático infantil.
Por isso criamos um método “gamificado”, divertido e humanizado que se integra à dinâmica do dia a dia digital das crianças e adolescentes para fazer com que esse conhecimento faça parte da vida das pessoas. Desse modo acreditamos que todos possam prosperar e conquistar seus sonhos!
Profª Drª Vanessa de Oliveira – Coordenadora do Ensino Fundamental II da Blocos Educação.