Menu fechado

Gamificação na educação: o que é e como aplicar na escola?

Gamificação na educação é um conceito que cada vez mais vem sendo abordado e discutido dentro dos ambientes escolares. Ele vem sendo postulado como uma forma mais moderna e dinâmica de contribuição para o desenvolvimento da aprendizagem.

Veja também: + Melhor Escola e Quero Bolsa: dupla divulgação para sua escola

Mas será que essa ferramenta realmente funciona? A partir das perguntas abaixo, conheça o que é, quais as vantagens e como incluir a gamificação dentro de sua escola.  

O que é a gamificação? 

O conceito de “gamificação” tem a origem no inglês gamification, o qual refere-se à aplicação de elementos de jogos em atividades fora do contexto de game. Ou seja, inserir pontuações, desafios, série de tarefas, rankings, recompensas e outros recursos em práticas do dia a dia. 

No caso da gamificação na educação, esses elementos são aplicados no ambiente escolar como forma de motivar a participação dos alunos e contribuir para a aprendizagem. Assim, o aprendizado fica mais divertido e próximo dos games que cativam as crianças e adolescentes.

Quais as vantagens da gamificação na educação

A gamificação na educação proporciona inúmeras vantagens dentro da sala de aula, tanto para os alunos como para a instituição escolar. Confira algumas contribuições abaixo: 

  • Dinamismo no aprendizado: muitos alunos sentem-se desmotivados pela rotina monótona escolar, mas a partir da aplicação de jogos as atividades dentro da sala ficam mais dinâmicas e atraem mais a atenção das crianças.
  • Desenvolvimento da autonomia: com a gamificação na educação o aluno tem mais autonomia dentro de seu próprio processo de aprendizagem, como por exemplo, por meio da busca por cumprir desafios e ganhar pontos.
  • Diferencial competitivo: oferecer uma educação diferenciada com elementos da gamificação destaca a instituição escolar frente aos concorrentes, os quais geralmente seguem o estilo tradicional.
  • Trabalho em grupo: a gamificação na educação não precisa ser apenas no âmbito individual. Por meio de grupos/times os estudantes podem trabalhar em equipe para resolverem os desafios propostos em sala de aula. 
  • Maior absorção e retenção de conteúdo: através da gamificação na educação, as crianças e jovens se relacionam com o conhecimento de forma ativa, aumentando a absorção e retenção do conteúdo trabalhado. 

Como incluir a gamificação na sua escola?

Agora que você já conhece o que é a gamificação na educação, confira abaixo 5 maneiras de incluí-la em sua escola, de maneira prática e rápida

1) Elaborar competições saudáveis 

Uma das formas de aplicar a gamificação na educação é através de competições saudáveis. Isso pode acontecer entre os próprios alunos, com o professor ou que envolvam diferentes turmas. Por exemplo: a turma da escola que obtiver maior média no bimestre ganhará um prêmio, como um passeio ou um dia sem uniforme. 

2) Utilizar tecnologia

A gamificação na educação pode ser promovida com o uso de tecnologia ou não. Entretanto, vale a pena explorar em sala de aula aplicativos e programas. O Kahoot, por exemplo, é uma plataforma de tecnologia educacional baseada em quizzes que podem ser elaborados pelo próprio professor e acessada por link pelos alunos.

3) Definir missões

Definir missões em conjunto com os estudantes e professores é um meio de promover uma série de desafios que devem ser cumpridos para atingir um objetivo maior. Por meio do fracionamento de tarefas e do trabalho em equipe, a escola como um todo consegue cumprir as metas. 

4) Personalizar conteúdos

Para que a gamificação na educação proporcione melhores resultados e um engajamento maior, é importante que os conteúdos e atividades elaboradas estejam de acordo com a faixa etária, preferências e contexto social dos estudantes. É válida a ideia de fazer uma pesquisa para conhecer melhor o público escolar e aplicar desafios mais condizentes com a realidade.  

5) Utilizar sistemas de recompensas 

Através de um sistema de recompensas os alunos passarão a ver com novos olhos as tarefas e perguntas feitas em sala de aula. Esse sistema pode ser através de pontos a cada resposta correta ou rankings expostos com os melhores alunos da classe.  

Post relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *