Você sabe que é um marketplace? Esse conceito se tornou muito popular nos últimos anos e tende a crescer ainda mais. O aumento do volume de compras online criou um novo padrão de consumo. Se no passado as pessoas compravam apenas livros e utensílios pela internet, hoje as famílias até buscam por escolas. Os marketplaces de educação não apenas disponibilizam descontos nas mensalidades como também divulgam a escola de uma maneira mais eficiente. Quer entender tudo sobre a captação de alunos pela internet? Então vem com a gente!
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+Marketing Escolar para captar alunos pela internet
Estar presente na internet hoje não é mais um diferencial, é uma obrigação. Você já ouviu a frase “quem não é visto, não é lembrado”? Pois bem, em um universo cada vez mais conectado, é indispensável marcar presença nos canais digitais. O novo paradigma da captação de alunos no cenário pós-pandemia reforça importância da utilização dos canais de divulgação corretos.
Isolados dentros de casa, passamos boa parte do tempo navegando na internet. Sabemos que os pais não decidem trocar seus filhos de escola de um dia para o outro. Salvo raras exceções, essa decisão é tomada depois de bastante pesquisa e reflexão. Portanto, para que sua escola apareça nas buscas das famílias, é preciso que a marca esteja no lugar certo, na hora certo. E como fazer isso? Captando alunos pela internet!
Uma da maneiras de se fazer isso é usando o um marketplace, que não só aumenta o alcance da divulgação da escola como também direciona a oferta de vagas para o público correto.
Mas o que é marketplace?
Antes de tudo, precisamos entender o significado do termo marketplace, que pode ser dividido em duas palavras: market e place. Market significa mercado enquanto place significa lugar. Assim, marketplace pode ser entendido como o lugar onde ocorrem negociações, um coletivo de compras. Em outras palavras, trata-se de uma plataforma online que reúne diferentes lojas.
Esse tipo de plataforma é popular há bastante tempo mas no Brasil ela ficou mais conhecida apenas em 2012. Os marketplaces mais famosos são o eBay (norte americano) e o Alibaba (chinês). A primeira referência brasileira foi o Mercado Livre, que hoje já conta com grandes concorrentes, como a B2W (Lojas Americanas, Submarino e ShopTime) e a Via Varejo (Ponto Frio, Casas Bahia e Extra).
No tradicional modelo de e-commerce, uma determinada loja cria um site para vender e entregar seus produtos. Já no marketplace, existem diferentes lojas anunciando diversos produtos, oferecendo para o consumidor um número maior de vitrines para olhar e fazer suas compras, como no shopping center.
Para grande parte dos usuários, essa variedade de oferta representa mais praticidade, pois ele pode encontrar tudo o que precisa em apenas um lugar, sem precisar pesquisar em vários sites diferentes. Dentro de um único espaço, é possível comparar os produtos e escolher aquele que mais lhe agrada, seja com base no preço, no desconto, na qualidade ou no custo-benefício.
Por outro lado, para quem vende por meio de marketplaces, a plataforma oferece maior visibilidade para empresa, alavancando as vendas. Uma pesquisa realizada pela Salesfoce em 2018 revelou que 28% dos consumidores começam suas pesquisas em marketplaces como Amazon e eBay. O número é reflexo do aumento na confiabilidade que as plataformas oferecem, já que novos clientes podem ter acesso às avaliações de outros usuários para construir sua opinião sobre aquele produto ou serviço.
Como captar alunos pela internet
Assim como os marketplaces são responsáveis por uma fatia cada vez maior das vendas no mercado de bens de consumo, eles também têm ganhado cada vez mais destaque no mercado educacional com a captação de alunos. Apenas o portal Quero Bolsa, parceiro do Melhor Escola e líder de mercado no ensino superior, já viabilizou mais de 650 mil matrículas. Anualmente, o site recebe mais de 60 milhões de acessos de alunos interessados em uma vaga na faculdade.
No ensino básico, o grande destaque é o Melhor Escola, que já conta com mais de 7.500 escolas parceiras e oferece informações sobre todas as escolas cadastradas no MEC (mais de 193 mil). Ao expor sua vitrine em um marketplace, a escola se apresenta para novos usuários, garante um alcance maior do seu anúncio, reduzindo os custos com publicidade e consequentemente aumentando a margem de lucro.
Além disso, a avaliação dos usuários aumenta a confiança dos pais no momento de escolha da escola ideal. O marketplace torna o processo mais rápido, uma vez que a família encontra todas as informações que precisa em um só lugar. Os pais podem analisar preço, metodologia de ensino, ciclos de ensino oferecido e comparar os diferenciais oferecidos pelas escolas.